Você sabia que a Nutrição também afeta saúde dos seus pés? Saiba como tratar e os alimentos a ingerir e a evitar

Quando se fala na ligação entre nutrição e saúde, a maioria das pessoas tende a associar o que come à perda de peso e às implicações para o exercício físico e esquecem que o real funcionamento do seu corpo é o que o mantém em
pé e em condições vitais.

Batendo um papo com a Personal Trainer e Nutricionista Isabelle Rodrigues, concluímos que alguns alimentos que contém muito açúcar como os grãos refinados, a gordura saturada na carne vermelha e as gorduras ómega 6 presentes em muitos óleos vegetais, como o milho, a soja e os óleos de girassol, favorecem o aparecimento de inflamação do tecido o que pode afetar a saúde dos seus pés. ‘Mas ora, o que meus pés tem haver comigo?’

Dentre alguns tipos de inflamações em nosso corpo gerados por má alimentação, como nossa saúde intestinal, síndromes fúngicas como a candidíase, destaca-se, por exemplo, o aparecimento de fasceite plantar, que provoca dor na parte inferior do pé, no calcanhar ou no ante-pé, assim como a proliferação de fungos nas unhas que se não tratados a tempo, podem ser prejudicial à sua saúde vital, você sabia?

Por outro lado, algumas doenças tais como a doença arterial periférica e a diabetes podem alterar os pés uma vez que as artérias que trazem o sangue para as extremidades inferiores ficam danificadas ao longo do tempo.

Uma boa alimentação favorece uma boa permeabilidade arterial protegendo assim os pés de possíveis complicações graves como por exemplo a amputação.

Como sugestão, Isabelle citou alguns alimentos que podem ajudar a manter os cuidados com o bom funcionamento do intestino, como a biomassa de banana verde e aveia que facilitam na absorção de todos os nutrientes ingeridos no seu dia a dia, proliferando assim bactérias positivas, evitando o aparecimento de fungos e bactérias granegativas em seu organismo. Assim como alguns suplementos probióticos, a base de bactérias boas que ajudam na absorção pelas paredes intestinais.

Pra aprimorar o bate papo, vamos nos reunir hoje na unidade ALLPÉ Espinheiro, comandado por Adalgiza Carneiro empresa que realiza tratamentos e cuidados com os pés, desde uma simples podologia, cuidados com unhas encravadas, tratamentos a laser para fungos à venda diversos produtos de uso rotineiro como palmilhas, adesivos anti calo, hidratantes específicos para os pés, óleos essenciais que auxiliam no tratamento caseiro de fungos, entre outros. Juntamente com a Célia Franceschi, proprietária da Quality Lavanderia, unidade localizada dentro do Carrefour da Torre, fortalecendo nosso bate papo com a importância de manter a higienização dos nossos tênis e sapatos sempre em dia.

Afinal de que adianta cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, realizar um bom tratamento de podologia e fungos se não higienizar o tênis suado e recheado de bactérias de treino? A bactéria vai apenas girar no mesmo ambiente.

Pense nisso e venha trocar uma ideia sobre sua saúde com esta equipe de peso hoje (18/07/2019) à partir das 18h na ALLPÉ Espinheiro, localizada no Shopping Espinheiro, Rua Amélia, 114 – Espinheiro.