Venda casada: defenda-se

 Venda casada: defenda-se

Larissa Soares

Quem nunca já se deparou com um cinema onde somente era permitido a entrada nas salas com alimentos adquiridos no próprio estabelecimento?

Quem nunca já ouviu falar na exigência de consumação mínima em bares e restaurantes?

Quem nunca já ouviu falar na obrigação de contratação de buffets vinculado ao aluguel do espaço de festas?

Quem nunca já ouviu falar na obrigação em comprar a passagem se realizar a reserva no hotel ou vice-versa?

Quem nunca já ouviu falar em concessionárias que impõem aos clientes na hora de levar o veículo escolhido, a contratação de seguro fornecido pela própria empresa ou por alguma seguradora vinculada?

Pois bem. E o que todas as situações acima têm em comum? Todas essas situações listadas acima são típicos exemplos de uma prática comercial abusiva e criminosa, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei 8137/90, denominada popularmente de “venda casada”. 

Venda casada é a prática que os fornecedores têm de impor, na venda de algum produto ou serviço, a aquisição de outro não necessariamente desejado pelo consumidor.

O que o Código de Defesa do Consumidor prescreve é que o consumidor deve ter ampla liberdade de escolha quanto ao que deseja consumir.

Assim, não pode o fornecedor fazer qualquer tipo de imposição ao consumidor quando da aquisição de produtos ou serviços, nem mesmo quando este adquire outros produtos ou serviços do mesmo fornecedor.

Desta forma, a orientação para os consumidores que se deparam com a prática da venda casada é, naturalmente, denunciar aos órgãos de defesa do consumidor como Procon, Ministério Público, Delegacia do Consumidor, que adotarão as medidas pertinentes de punição, bem como com ajuizamento de ações no sentido de combater a venda casada.

No caso de já ter sido vítima de venda casada, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível que você seja ressarcido com o dobro do valor pago.

Diante do exposto, caso tenha dúvidas ou se já foi prejudicado (a), conte com a ajuda de um Advogado especializado, para exigir seus direitos.

E-mail: larissa.soaresadvocacia@gmail.com

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *