Tulasi Mercado Orgânico promove curso de Agrofloresta Familiar Orgânica

 Tulasi Mercado Orgânico promove curso de Agrofloresta Familiar Orgânica

O Tulasi Mercado Orgânico, que funciona em esquema de soft-open, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, promove nos dias 3,4 e 5 de maio o curso “Agrofloresta Familiar Orgânica”, ministrado pelo agricultor Namastê Messerschmidt. No curso, os alunos aprenderão o manejo de sistema agroflorestal agroecológico – o SAFA e a podar cajueiros, laranjeiras e outras frutíferas em diversos estágios de crescimento.

 

Filho de pai alemão e mãe brasileira, Namastê Messerschmidt nasceu em 1987 no estado de Piauí. Aos 12 anos se mudou para o Instituto Oca do Brasil, em Goiás, onde conheceu Ernst Gotsch, o criador da agricultura sintrópica, caracterizada pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. Neste mesmo ano começou a aprender e trabalhar com a técnica, e permaneceu lá por 11 anos. Ele atua como consultor e instrutor em diversas organizações e com agricultores, incluindo: ONU, MST (Movimento Sem Terra, maior movimento social de reforma agrária do mundo), Fazenda da Toca (GPA – Grupo Pão de Açúcar), Cooperafloresta (cooperativa de agricultores agroflorestais que vivem da agrofloresta há 23 anos) e abre sua agenda de cursos e consultorias internacionais  implantando sistemas agroflorestais em países como Austrália, Indonésia, Tailândia, Angola, Argentina, França, Espanha e Portugal.

 

O conteúdo programático do curso de Agrofloresta será realizado em sítios de Barro Branco, Guilherme e Chã de Pedra, todos liderados por agricultores familiares parceiros do Tulasi, em Glória do Goitá. As saídas para o município acontecem todos os dias às 7h, com retorno às 17h. Incluso no pacote do curso está a alimentação vegetariana para os três dias de viagem e o transporte será de carona solidária entre os participantes do grupo. As inscrições acontecem no sympla do evento:

https://www.sympla.com.br/curso-de-agrofloresta-organica-com-namaste-messerschmidt-em-gloria-do-goita__504401. Para mais informações: (81) 99257-7558, (81) 3072-8212 ou (81) 3223-5854.

 

Confira a programação do curso:

 

Sexta, 03/05/19:

6h30 – desjejum no Tulasi Mercado Organico

7h – saída

8h – chegada no sítio de Alonso

Dinâmica introdutória

Compreensão do SAF de Sr. Alonso, implantado no curso anterior e manejado por ele durante um ano

12h – pausa para almoço

Poda dos limoeiros, laranjeiras, mangueiras e outras árvores

17h – lanche e retorno

 

Sabado, 04/05/19

6h30 – desjejum no Tulasi Mercado Organico

7h – saída

Compreensão do SAF de Juarez, implantado no curso anterior e manejado por ele durante um ano

12h – pausa para almoço

Poda dos cajueiros e outras fruteiras

17h – lanche e retorno

 

Domingo, 05/05/19

6h30 – desjejum no Tulasi Mercado Organico

8h – chegada no sítio de Alonso

Plantio de mudas de fruteiras

12h – pausa para almoço

Poda das fruteiras e manejo

17h – lanche e retorno

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *