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Raphaela Barros

Sinta sua marca!

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Raphaela Barros

Você já ouviu falar em Live Marketing? Nosso papo de hoje será exatamente sobre essa ferramenta que abusa da criatividade, interatividade, inovação e vem “causando” no mercado do marketing. E, como tudo nessa vida evolui (ou ao menos deveria, né?!), eu diria que o Live Marketing é a evolução do marketing promocional, só que com o um “quê” mais engajador, envolvente e marcante para o consumidor.

Acredito que essa ferramenta só seja novidade no termo, pois muitos de vocês já devem ter visto em algum lugar por aí nas ações publicitárias! Quer ver um exemplo que viralizou nas redes sociais ano passado? Sabe aquela ação realizada pela empresa Mentos que surpreendeu a todos quando colocou – em pleno shopping, em São Paulo – um tobogã todo revestido como um verdadeiro pacote de mentos, só que em tamanho gigante? Pois bem. Essa é uma ótima referência para exemplificar a ideia do que é Live Marketing.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco sobre o que significa o termo Live Marketing. Trazendo para nossa língua, significa “Marketing ao vivo”. De modo geral, são ações promocionais “interativas” que as empresas realizam para os seus clientes em tempo real. Tudo isso na intenção de fazer com que o público vivencie uma experiência marcante e positiva em curto prazo, por meio de “eventos” – normalmente gratuitos e acessíveis a todos – que com certeza irão demorar a sair da cabeça das pessoas.

O objetivo principal dessas ações é impactar/causar por meio de envolvimentos sensoriais entre consumidor e marca. Mas, claro, sempre há outras intenções por trás de uma estratégia de marketing. Logo, dentro dessa mesma proposta, também é possível traçarmos outros objetivos: a divulgação da marca em questão, promover engajamento, atingir um maior número de pessoas com uma ação instantânea, ter feedback e testes imediatos do produto/serviço e fixar a marca na mente dos nossos consumidores por meio de memorias afetivas.
Podemos dizer que atividades como feiras, congressos, ações de degustações e liquidações, ações diversas em mídias sociais, distribuição de prêmios gratuitos, endomarketing e ações que envolvem aplicativos são meios de executar essa ferramenta do Live Marketing

Resumindo de maneira fácil tudo isso que falei até agora, temos que o Live Marketing são todas as ações que têm como objetivo estabelecer uma relação de envolvimento direto entre marca e público por meio de vivências ao vivo que marque quem se permitir experimentar a ação, gerando venda ou agregando valor.

Para quem se interessou mais sobre o tema, deixo aqui alguns cases de sucesso: os caminhões de Natal da Coca-Cola, a SKY e o mundo HD, os palitos premiados da Kibon e os mamíferos da Parmalat!

Ah! Uma última pergunta: qual foi o Live Marketing que marcou a sua vida? Conta para gente.

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