Sem crise de consciência

 Sem crise de consciência

Arthur Cunha

Por Arthur Cunha
Chegou a causar estranheza a normalidade com que o prefeito de Camaragibe, Demostenes Meira, mandou áudios de WhatsApp ordenando os “cargos comissionados” da gestão a irem para o bloco de Carnaval onde sua noiva fez um show, ontem – a agremiação do secretário de Educação, por sinal, foi patrocinada pela prefeitura com dinheiro do povo. Parecendo tratar de uma questão comum da administração, Meira usou um tom de ameaça ao revelar que havia mandado gravar o evento para ver, posteriormente, quem foi. Desde que este colunista divulgou com exclusividade o conteúdo dos áudios, o caso correu todo o estado gerando muita discussão sobre os limites éticos da relação entre prefeitos e comissionados. E confusão também.

Quem conhece o prefeito de Camaragibe, sabe que ele – digamos – não tem muitos filtros na hora de defender os seus pontos de vista. “Eu sei que tem gente que não gosta de Carnaval; eu também não vivo Carnaval. Mas minha noiva vai cantar, a minha futura esposa, Taty Dantas. E eu quero a presença de todos os cargos comissionados. Vai lá para dar presença. Depois que ela cantar as músicas dela está todo mundo liberado”, disse o gestor, curto e grosso, na primeira mensagem, horas antes de o bloco Canário Baleado, do secretário Denivaldo Freire, começar. Vale salientar que a noiva do prefeito só começou a cantar perto das 18h; e a convocação foi para todos estarem lá às 12h.

No segundo áudio, Meira aumentou o tom da ameaça. “Pessoal, aqui é o prefeito Meira! Quem clicou e ainda não viu a mensagem trate de ouvir a mensagem. Trate de ouvir a mensagem porque eu estou acompanhando de perto quem está clicando, quem está abrindo. Quem está dormindo, quando acordar, clica e escuta a minha mensagem. Quero todos os cargos comissionados no bloco, independente de ser crente, espírita, católico; de não gostar de Carnaval. Vou fazer uma filmagem, vou gravar todos os cargos comissionados que estiverem presentes”, cravou.

A única diferença de Meira para a maioria dos gestores municipais é que ele não faz questão de escancarar esse tipo de prática, tão corriqueira no cotidiano das prefeituras. Com o posicionamento, ele acabou mostrando como pensa uma grande parcela dos que nos governam, misturando o público com o privado sem nenhuma crise de consciência. Utilizando, na realização dos seus caprichos, funcionários que recebem do Município para executar serviços que beneficiem (apenas) a população. Se o Ministério Público não agir de imediato, será conivente e estará autorizando, tacitamente, a continuidade desses desmandos em Camaragibe.

Periquita – Para quem não conhece, a noiva e futura esposa do prefeito de Camaragibe é a cantora Taty Dantas, que aparece em vídeos na Internet cantando músicas a exemplo daquela cujo refrão é: “Quem vai querer a minha periquita, a minha periquita, a minha periquita?”. A canção, da banda Forró de Aço, tem, claro, duplo sentido – Taty a cantou no bloco, ontem. Diz a letra: “Uma águia passou pelo meu quintal/ Num vento forte querendo namorar/ Acho que tá querendo a minha periquita/ Que há muito tempo estou doida para dar”.

Secretária – A futura primeira-dama, inclusive, foi nomeada secretária de Assistência Social de Camaragibe pelo noivo prefeito. Em sua fala na posse, Taty Dantas demonstrou não conhecer muito sobre as atribuições da pasta. Disse que vai dar o melhor de si para, junto aos vereadores, “regulamentar as novas leis e fazer um Camaragibe melhor”. Oi?! Ela entrou na vaga de Júnior Borralho, filho de Val do Borralho, liderança ligada a Meira, que saiu do grupo atirando depois de o rebento ser preterido.

Cadê os guardas? – Para “fiscalizar” os comissionados no show da noiva, o prefeito de Camaragibe disse que montaria um cordão de isolamento com 30 guardas municipais. E que o restante do efetivo estaria fazendo a segurança do bloco. Dito e feito! Como resultado, começaram a chover denúncias da ausência desses servidores em outros equipamentos públicos da cidade, como o hospital Doutor Aristeu Chaves, que ficou desprotegido. Meira acabou deixando outras áreas da cidade descobertas para prestigiar a amada.

Até o cemitério fechou! – Se financiar com dinheiro público o bloco Canário Baleado, do seu secretário de Educação, já pode trazer muita dor de cabeça para o prefeito Meira, o que dizer do fechamento do cemitério de Camaragibe para que os comissionados que lá trabalham fossem prestigiar a noiva do gestor na agremiação? Pois, parece cena da novela “O Bem Amado”. Mas aconteceu! E quem denunciou esse absurdo foi a internauta Ana Paula Dias Melo, que não conseguiu enterrar a avó, falecida no sábado. É de causar perplexidade mesmo.

Curtas

FALECIMENTO – Faleceu o ex-secretário de Esportes de Paudalho, Léo Coutinho, aos 37 anos, vítima de uma descarga elétrica, na última sexta-feira. Jovem e bem articulado, Léo, que foi jogador de futebol, tinha um futuro político promissor. A coluna se solidariza com sua família e seus apoiadores.

ÂNIMOS – Ainda sobre a confusão que foi a eleição para a Presidência da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, um leitor atento da coluna relata que alguns deputados experientes trabalharam para apaziguar os ânimos. Foi o caso de Manoel Ferreira, João Paulo e Tony Gel, por exemplo.

ATIRANDO – Muito séria a declaração do quase ex-ministro Gustavo Bebianno, de que teria se arrependido em viabilizar as condições para a eleição de Jair Bolsonaro. Se confirmada a sua saída do governo, Bebianno deve cair atirando – ele conhece como ninguém o Bolsonarismo. A briga pode aumentar ainda mais a primeira grande crise do presidente.

Perguntar não ofende: Tem Ministério Público em Camaragibe?

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *