Nos siga nas redes sociais

Destaques

Recife na capa da Veja São Paulo

Publicado

em

Veja São Paulo

A nova edição da revista Veja São Paulo, que comemora os 467 anos da cidade, faz diversas referências ao Nordeste, a ponto de definir a Terra da Garoa como “a capital do Nordeste”. A capa traz seis nomes nordestinos com destaque em áreas variadas e ao fundo e no centro mandacarus, plantas típicas do Sertão.

Para além da arbitrariedade e prepotência na hora de intitular a cidade paulista como “capital do Nordeste” e na direção de arte reducionista, a matéria de capa traz um conteúdo que reforça estereótipos atribuídos a nordestinos: “Não é mais com calos nas mãos e sacos de cimento nas costas que muitos migrantes nordestinos constroem uma nova São Paulo.”

Outro aspecto é que a Veja atribui o sucesso dos seis personagens selecionados à chegada a São Paulo. Um exemplo se dá ao descrever a trajetória do ator pernambucano Thomás Aquino, de filmes como “Tatuagem” e “Bacurau”, ambos produzidos em Pernambuco. “Foi depois de se mudar para São Paulo, em 2016, que o ator recifense Thomás Aquino, 34, acabou escalado para seu papel de maior projeção: o Pacote do filme Bacurau, vencedor do prêmio do júri de Cannes em 2019”, afirma um trecho da matéria. Por esse e outros motivos, a Veja São Paulo foi alvo de diversas críticas nas redes sociais. Parece óbvio, mas torna-se importante reforçar à revista que, como toda região, existe pluralidade no Nordeste.

 

(Com informações de Magno Martins)

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *