Professor Paulo Dutra participa da Conferência Estadual de Educação Integral e Profissional

Foto: Divulgação

Contando com a presença de cerca de 3500 educadores e de mil estudantes, a 2ª Conferência Estadual de Educação Integral e Profissional, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco teve seu início na manhã desta terça-feira (30), contando com a participação do secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, com a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, com o Deputa Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB) e ainda com outras autoridades ligadas à educação.

A programação traz o tema “Educação para Valores: Por Uma Sociedade Justa, Igualitária e Humanizada” e tem como objetivo integrar os públicos de três grandes eventos educacionais que ocorrem simultaneamente: o 11º Fórum de Educação Integral; o 9º Seminário de Educação Profissional; e a 7ª Mostra de Inovações Pedagógicas.

Entre os anos de 2008 e 2018, o então Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, foi responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas de educação integral e profissional.  Em seu discurso, o parlamentar relembrou dos profissionais que o acompanharam no trabalho de expansão da rede de Escolas de Referência de Ensino Médio (EREMs) e de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). O deputado falou ainda sobre a importância do evento para o atual cenário educacional de Pernambuco, que se destaca no ranking nacional da educação: “Quando observamos o tema escolhido para este encontro, podemos perceber quão valiosa é esta oportunidade que estamos tendo para a geração de um debate necessário frente ao atual contexto político e educacional do nosso país. Além disso, é mais uma chance de celebrar as conquistas já alcançadas em Pernambuco após onze anos de uma política pública de educação integral sólida e transformadora, que nos tirou de um período de incertezas para o atual momento em que podemos ver com clareza os caminhos promissores que nossa juventude pode trilhar”.

O Professor Paulo Dutra complementou fazendo uma reflexão sobre a atuação do governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas de educação integral e profissional: “Nos últimos 11 anos, Pernambuco tem mostrado ao Brasil que é por meio da valorização da educação que podemos mudar nossa realidade, e não a deixando em segundo plano. Nossos programas de Educação Integral e Profissional nos tiraram das últimas colocações do ranking da educação nacional, nos levando para o topo da lista. Hoje, com nossas 412 unidades educacionais funcionando sob esta política, podemos celebrar resultados muito expressivos de um trabalho que começou lá com o ex-governador Eduardo Campos, e é prioridade também na gestão do governador Paulo Câmara. Sabemos que ainda há muito o que melhorar, mas já sabemos qual caminho seguir. Temos em mãos ferramentas que estão transformando as vidas e que podem ser ampliados por meio do nosso esforço para que seu alcance seja ainda mais significativo e eficaz”, explicou.

A 2ª Conferência de Educação Integral e Profissional segue até esta quarta-feira (31) com palestras, debates, exposições e apresentações culturais. As atividades serão distribuídas pelos teatros Guararapes, Beberibe, Brum e Ribeira, além das salas e hall no Centro de Convenções.