Petrolândia: Açougue é reaberto após fazer melhorias solicitadas pela FPI

 Petrolândia: Açougue é reaberto após fazer melhorias solicitadas pela FPI

O açougue do Mercado Público de Petrolândia reabriu as portas à população, na última quinta-feira (25), após receber uma série de melhorias necessárias que foram apontadas pelo Programa FPI/PE. A equipe Abate foi ao local e verificou que os comerciantes e a Prefeitura de Petrolândia fizeram ações de limpeza nos ambientes, reparos na estrutura e equiparam os boxes com novos utensílios.

As medidas repaginaram o espaço e foram aprovadas pelos moradores da cidade, que compareceram ao local para conferir de perto a mudança. “Aqui, não era nada organizado e tinha muita sujeira. Agora está bonito e dá gosto de ver. Estávamos mesmo precisando disso e a gente quer que fique cada vez melhor”, comentou dona Maria José, frequentadora do mercado enquanto esperava os permissionários abastecerem os expositores para escolher a carne que levaria para casa.

Dos cinco municípios que tiveram seus mercados públicos inspecionados pela FPI, Petrolândia foi o único que conseguiu se adequar rapidamente às normas mínimas de qualidade para atender bem ao público. Para isso, do açougue foram retirados os equipamentos que apresentavam oxidação, as bancadas passaram por melhorias, os utensílios de madeira – como tábuas e facas – foram substituídos por outros de aço e foi realizada uma grande higienização dos espaços. Os comerciantes ainda fizeram um curso de boas práticas de manipulação de alimentos e passaram a usar EPIs.

Quando a situação dos mercados, abatedouros e açougues começou a ser diagnosticada pela FPI, de imediato a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, e os prefeitos dos demais municípios fiscalizados se mostraram sensíveis e abertos à FPI. Eles perceberam que o Programa era um bem para a população, especialmente porque trouxemos aspectos técnicos a que as prefeituras nem sempre têm acesso. O movimento que percebemos aqui – da comunidade e dos gestores públicos – foi de abertura à mudança e uma vontade de fazer acontecer”, disse o promotor de Justiça e coordenador da FPI, André Felipe Menezes.

FPI – Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; ONG Agendha; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Secretaria de Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e Corpo Bombeiros Militar); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *