Pernambucano define os confrontos das quartas de final

Foto: Wanderson Pontes/ PE News
Foto: Wanderson Pontes/ PE News

Última rodada da primeira fase do Pernambucano acontece nesse domingo (16)

Por Wanderson Pontes – Recife

O Campeonato Pernambucano 2019 terminará sua primeira fase nesse domingo (17) com jogos importantes e Clássico das Emoções valendo a liderança. O Portal PE News fez uma análise dos jogos da nona e última rodada da fase classificatória que definirá os duelos das quartas de final e o último rebaixado para Série A2 do estadual em 2020.

Náutico x Santa Cruz (Aflitos- Recife)

O Clássico das Emoções desse domingo pode definir quem terminará na primeira colocação e terá a chance de decidir os jogos do mata-mata em casa. O Náutico tem 18 pontos e é o vice líder do estadual, a equipe alvirrubra já garantiu o mando de campo nas quartas de final e luta para manter uma invencibilidade que já dura 12 jogos. Já o Tricolor do Arruda está na terceira colocação com 16 pontos e diferente do seu adversário ainda não garantiu o mando de campo nas quartas de final, mas só precisa de um empate para garantir. Por seu lado o Santa tem a favor a classificação em cima do mesmo Náutico na Copa do Brasil que deu ao tricolor a vaga na terceira fase da competição.

Último confronto: Santa Cruz 1×1 Náutico (4×2 nos pênaltis) Copa do Brasil 2019

OBJETIVOS:

Náutico: Para terminar em primeiro, basta vencer e torcer para um empate do Sport ou um empate no Clássico e uma derrota do Sport também garante a primeira colocação para o Timbu. Lembrando que o Náutico já assegurou o mando de campo nas quartas.

Santa Cruz: Um empate já garante o mando de campo nas quartas de final, mas se quiser terminar em primeiro lugar precisa vencer o Náutico e uma derrota do Sport para o Central com o placar igual ou inferior ao do Santa. Exemplo: Se o Santa vencer por um gol de diferença, essa também precisa ser a diferença de gols no jogo de Caruaru a favor da Patativa.

Central x Sport (Lacerdão- Caruaru)

O jogo entre Central e Sport também vale a liderança do estadual, o Leão já garantiu o mando de campo e lutará apenas para manter a liderança do estadual. Já a Patativa precisa de um empate para garantir o mando de campo, mas se quiser a liderança precisar de uma vitória em casa para a classificação na liderança da primeira fase.

Último confronto: Central 1×0 Sport (Semifinal) Pernambucano 2019

OBJETIVOS:

Central: Basta um empate para garantir o mando de campo nas quartas. Já para terminar na liderança precisará vencer o Sport por dois ou mais gols de diferença e torcer para que o Santa Cruz vença o Náutico nos Aflitos por uma diferença de gols menor que a do seu jogo. Exemplo: Se o Central vencer o Sport por dois gols de diferença, o Santa precisaria vencer o Náutico por apenas um gol de diferença.

Sport: O rubro-negro já assegurou o mando de campo nas quartas e precisa apenas de uma vitória simples para garantir a liderança, em caso de empate, precisa que o Náutico não vença o clássico contra o Santa.

Salgueiro x Petrolina (Cornélio de Barros – Salgueiro)

O duelo sertanejo tem situações opostas na tabela. Enquanto o Salgueiro já está matematicamente classificado para as quartas de final e lutará para entrar no G4 e garantir o mando de campo no mata-mata. O Petrolina ainda luta contra o rebaixamento e não está garantido na próxima fase.

Último confronto: Salgueiro 1×1 Petrolina (Octagonal do Rebaixamento) Pernambucano 2013

OBJETIVOS:

Salgueiro: Precisa vencer o Petrolina e torcer para derrota de Santa Cruz ou Central. Caso os dois percam ainda pode terminar na terceira colocação.

Petrolina: Um empate já garante a Fera Sertaneja na próxima fase do estadual e ainda livra de qualquer possibilidade de queda.

Vitória-PE x Afogados (Arena de Pernambuco – São Lourenço da Mata) 

O Vitória ainda luta para se manter na elite, um empate já garante o Tricolor das Tabocas na próxima fase do estadual. Já o Afogados está matematicamente classificado e não tem mais chances de decidir em casa na próxima fase, mas jogará para garantir vaga para a Série D do ano que vem e um empate já garante o feito para a Coruja.

Último confronto: Afogados 4×2 Vitória-PE (10ª rodada- Primeira fase) Pernambucano 2019

OBJETIVOS:

Vitória-PE: O Tricolor precisa apenas de um empate para garantir vaga nas quartas e se livrar do rebaixamento, se perder precisará torcer que o Flamengo não vença o América-PE.

Afogados: A Coruja já está classificada e precisa apenas de um empate para garantir vaga para Série D 2020 e uma vitória associada a uma derrota do Salgueiro pode fazer o Afogados terminar essa fase em quinto lugar.

Flamengo-PE x América-PE (Áureo Bradley – Arcoverde)

No confronto mais fraco tecnicamente da rodada o Flamengo-PE luta para se livrar do rebaixamento e para isso precisa vencer duas batalhas: em campo e no tribunal que determinou a perda de 13 pontos da equipe, o que já o rebaixaria automaticamente para a segunda divisão, mas a equipe recorreu. Já o América-PE está rebaixado desde a última rodada e só cumpre tabela.

Último confronto: Flamengo-PE 1×1 América-PE (10ª rodada- Primeira fase) Pernambucano 2018

OBJETIVOS:

Flamengo-PE: Para se livrar do rebaixamento precisa vencer o América em casa e torcer para derrota de Vitória ou Petrolina. Após isso, ainda precisa reverter a decisão do Tribunal que decidiu a perda de 13 pontos da equipe que recorreu e aguarda o julgamento que acontecerá depois da rodada decisiva desse domingo.

América-PE: O Mequinha já está rebaixado desde a última rodada quando perdeu para o Náutico e só cumpre tabela.

JOGOS DA RODADA

Náutico x Santa Cruz: Aflitos

Central x Sport: Lacerdão

Flamengo-PE x América-PE: Áureo Bradley

Vitória-PE x Afogados: Arena de Pernambuco

Salgueiro x Petrolina: Cornélio de Barros