Parlamentares visitam obras de barragens no Agreste e na Mata Norte

 Parlamentares visitam obras de barragens no Agreste e na Mata Norte

A Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco visitou, nessa segunda, as obras do reservatório de Jucazinho, em Surubim, no Agreste Setentrional. Responsável pelo atendimento de 15 municípios da região, Jucazinho registra atualmente 2,5% do seu nível de acumulação. De acordo com o Relatório sobre Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas, divulgado em 2017, o equipamento apresenta alto risco de rompimento, caso atinja a capacidade máxima.

O documento ainda aponta que o Plano de Ação Emergencial, para o caso de uma possível tragédia, não foi implantado. O presidente da Comissão, deputado Antonio Moraes, do PP, reforçou a necessidade de concluir a obra. “É uma situação extremamente complicada. E a questão do plano de evacuação: segundo o DNOCS está pronto.

O que precisa agora é treinar o pessoal para que se eventualmente a gente tivesse alguma dificuldade, não existir nenhum problema para a população.”

A visita foi acompanhada pelo coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, Marcos Rueda. Ele assegurou que já não há risco de rompimento em Jucazinho, pois os reparos emergenciais foram concluídos ainda em 2017.

Rueda também informou que a obra estará concluída até o fim do ano. “Até novembro ele está totalmente pronto, treinamento, com as sirenes instaladas, com as placas instaladas… porque foram três fases: primeiro a gente contratou uma empresa para fazer o PAE – Plano de Ação Emergencial – que chegaria água até Recife. A segunda parte, ele contratou empresa agora para identificar locais de sirene, a capacidade de cada sirene necessária e agora ele termina e eu já licito para que a empresa possa vir instalar. E aí fazer o treinamento total.” Prefeita de Cumaru, um dos municípios assistidos por Jucazinho, Mariana Medeiros comemorou o prazo de conclusão e afirmou que espera que a obra não seja interrompida.

A Comissão Parlamentar Especial também realizou vistoria na barragem de Lagoa do Carro, na Mata Norte. Segundo o deputado Antônio Moraes, a estrutura teria papel importante no caso de um desastre em Jucazinho, fazendo a contenção da água antes que chegue à Região Metropolitana do Recife. Administrada pela Compesa, a barragem de Lagoa do Carro se encontra com 11% da capacidade de acumulação. A geóloga Ranjana Yadava, que acompanhou a vistoria, sugeriu providências para melhoramento da estrutura. “Seria necessário realizar uma manutenção, e também, por que não, uma proteção sanitária de toda essa estrutura aqui através do revestimento com cerâmica.”

Segundo o deputado Romero Sales Filho, do PTB, relator da Comissão Especial, o colegiado vai cobrar dados detalhados sobre a situação dos reservatórios. “O que pretendemos fazer com a Comissão é ter essas informações, fazer com que os órgãos responsáveis nos deem os pareceres para que, juntos, façamos algum tipo de solicitação, algum tipo de lei que faça com que essas vistorias sejam constantes, que dê mais segurança à população.”

As visitas da Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens também contaram com a participação dos deputados Tony Gel, do MDB, e Willian Brigido, do PRB.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *