Nos siga nas redes sociais

Colunas

NÃO É SÓ SOBRE MARKETING!

Publicado

em

Já que, dentro do meu trabalho, o que mais venho conversando com vocês é sobre passar a informação de maneira eficaz, vamos abordar hoje, a forma como sua empresa pode se comunicar – dentro da nossa delicada realidade atual – para vender seus produtos/serviços.

Será que existe uma forma “correta” de venda em meio ao caos mundial? Eu consigo continuar as vendas dos meus produtos/serviços durante esse período? A forma de vender altera neste momento? Tudo mudou da noite para o dia, e muitas dúvidas surgiram nesse momento em que o mundo “virou de cabeça para baixo”, não é verdade?! Então, vamos começar nosso papo sobre a forma de venda diante de uma pandemia.

Para ser bem sincera, minha primeira resposta é NÃO! Eu, particularmente, não acredito que exista uma forma “correta” de venda, e sim a melhor maneira que funcionará para o seu público em questão, podendo dar continuidade às suas vendas reajustando suas estratégias.

Mas, Rapha, e se eu ainda não existir na plataforma online ou meu produto/serviço não couber lá? Ué, ADAPTE-SE! Faça ele estar. Crie uma nova versão a partir da qual você possa ser visto e continuar vendendo. Sempre há espaço para o novo. Uma coisa é certa: é preciso se adaptar aos novos tempos ou a sua maraca será esquecida. Lembra do que já conversamos aqui? O mercado cobra de você o tempo todo (novas abordagens, novos conceitos, novos produtos e novas formas).

Se liga! Estamos em um momento em que todas as estratégias estão sendo repensadas e testadas para saber ao certo o que irá funcionar. Não temos certeza de nada, e a vida é isso. Mas, para aliviar um pouco todas essas dúvidas recentes, lembre-se de que não é só a sua empresa que passa por um momento de readaptação, são todas elas. Então, tudo bem que “ninguém segure a mão de ninguém” diante do Coronavírus, mas estamos juntos, portanto chega de lamentações e mãos à obra!

De fato, iniciamos um processo de experimento. O que eu estou querendo dizer é que estamos vivenciando um momento novo, em que tudo mudou em um piscar de olhos e as empresas precisam se atualizar e se adaptar ao que o mercado pede agora. Como? Vem que eu te explico!

O primeiro passo é você entender quais são as necessidades atuais do seu cliente; o que muda na forma de “desejo”, quais as suas reais necessidades? Como você pode continuar atendendo às expectativas do seu consumidor, mesmo que neste momento ele esteja pensando apenas em “se salvar”?

É bastante complexo e soa um pouco estranho a gente vir dialogar sobre vendas com uma pandemia acontecendo ao nosso redor, né? Mas esse é o meu desafio diário no marketing. Hoje vai além de simplesmente vender, é sobre se importar, é principalmente sobre se relacionar e se posicionar bem idependentemente das circunstâncias! Se em algum momento você achou que vida de marketing é fácil, agora vai olhar para mim com mais carinho, não vai, não?!

Vale ressaltar que todos nós estamos mais sensíveis e preocupados em achar uma solução para sair do caos e que talvez nossos consumidores não estejam muito preocupados em “comprar”. Portanto, precisamos ter bastante cautela para ter compreensão da dor do outro e saber a melhor forma de abordar seu cliente. Fique atento, pois com um deslize pequeno você pode perdê-lo!

Uma questão muito importante é a seguinte: faça com que os seus clientes sintam-se acolhidos pela sua marca. Crie e publique em suas redes uma nota de força; envie mensagens de apoio por meio da mala direta; mande alguns mimos para confortar os corações deles; faça com que o seu consumidor se sinta próximo à sua marca).

Seja humano ao elaborar uma nova ação de venda, aprenda a transmitir sensibilidade e solidariedade. Experimente pensar como você gostaria de ser abordado pela sua marca favorita em um momento de turbulência. Traga um pouco de leveza e distrações, como alguns jogos gratuitos, promoções de seus produtos, lives interativas, cursos, etc.. Aproveite esse momento para trazer o seu cliente para dentro da sua “casa”.

Podemos dizer que, apesar da complexidade, estes são tempos de bastante aprendizado. Você já parou para notar quantas pessoas criativas estão sendo reveladas nesse período de quarentena e o quanto a nossa mente transborda em conhecimento que nós mesmos nem nos damos conta?! Se aproprie disso para sua vida de maneira geral. A vida é uma constante arte em produção. Ouse sempre!

Crie seus espaços e faça a sua marca marcar alguém! Os tempos difíceis também servem para desenvolvimento/produtividade, pois é na vulnerabilidade que conhecemos nossos limites. Esteja atento e forte, porque tudo isso vai mudar a nossa forma de encarar os nossos dias de luta!

Simboraaaaaa! #vidademkt

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *