Nos siga nas redes sociais

Coluna é Isso

Na pós-pandemia, a comunicação eficaz fará a diferença para o sucesso

Publicado

em

Dany Amorim

Nesta terrível crise que estamos vivenciando em relação ao Novo Coronavirus, percebemos a importância da comunicação em nossas vidas, seja no ambiente pessoal, profissional e social, pois através dela, o mundo se juntou mesmo com o isolamento social. Através da comunicação, as pessoas conversaram, motivaram, animaram, cuidaram, venderam e outras tantas ações. Isso só fortaleceu a afirmação de que a comunicação é o alicerce de desenvolvimento humano e social.

O que a gente pôde também perceber é que a pandemia, está fazendo as vezes de um catalisador, um acelerador de mudanças que na verdade, já vinha acontecendo. Mas como fica a comunicação no meio disso tudo?

A primeira certeza é de que as plataformas digitais se potencializaram ainda mais como poderosas ferramentas de troca de informações, tornando- se durante a pandemia as principais aliadas para cumprir as atividades de home office e de convívio com a sociedade. O posicionamento também será muito mais cobrado. Com o aumento da velocidade da informação e o seu acesso se tornar mais fácil, será exigido no “novo normal”, que o ato de se comunicar seja mais assertivo, tornando-se direto, claro e objetivo para não dá margem à dúvida.

No mundo pós-pandemia eu vejo a implementação de uma comunicação mais humanizada, autêntica, intimista, visando as relações com o público-alvo, pois o ponto alto não vai ser mais o consumo de mídia e sim o relacionamento com as pessoas. Outra observação é que o boom das fakenews assustou tanto os leitores quanto os jornalistas e comunicadores. Com essa experiência, acredito na acentuação da busca mais apurada pela veracidade, pelo fato. Diante disso, o acesso aos jornais via sites, televisão e até mesmo a rádio tende a se intensificar.

Mas o que vai fazer toda a diferença para se ter sucesso nas conquistas pessoais e profissionais através da comunicação na pós-pandemia vai ser a prática da “Comunicação Eficaz”, que é ao mesmo tempo assertiva e positiva, pois que consiste em fazer com que o outro lado – no caso, o receptor – entenda aquilo que é dito com respeito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação. É bom ficar claro que diferente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas, pois nem toda fala comunica.

Uma comunicação eficaz em qualquer cenário de nossas vidas pode ser entendida como aquela que transforma a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma mudança de comportamentos, então ela não atingiu seu resultado. Assim, quando falamos em comunicação eficaz, estamos falando daquela que atinge com efetividade seu objetivo, que é transmitir uma mensagem com clareza, utilizando os mais diversos tipos de canais de comunicação para isso.

Finalizo esse artigo com duas importantes dicas: “A comunicação eficaz espalha o seu melhor” e “Toda ação sem uma comunicação eficaz é confusão”. É isso!

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *