Mostra XepaCult apresenta sabores e saberes de mestras cozinheiras quilombolas em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres

 Mostra XepaCult apresenta sabores e saberes de mestras cozinheiras quilombolas em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres
Evento terá cozinha show, com degustação gastronômica; exposição “Panela de barro, cultura no prato”; aula-espetáculo musical “O Som do Barro”; além de exibições audiovisuais e debate sobre protagonismo feminino, representatividade e cultura
A XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente tem edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, amanhã (09/03), a partir das 10h, no pátio externo do Mercado da Encruzilhada. Esta será a segunda edição do projeto que difunde os saberes e sabores da cozinha de tradição de matriz africana e indígena de Pernambuco. O público poderá degustar as comidas gratuitamente e ainda curtir programação com música, exposição, exibições audiovisuais e mesa de debate.
As principais convidadas desta edição são as mestras cozinheiras quilombolas Elânia Lima do Nascimento e Cícera Maria da Silva, que irão preparar pratos tradicionais do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim. Uma das receitas a ser servida ao público será a “Vaca Atolada”, preparada com macaxeira e carnes. Os preparos serão realizados em uma cozinha show montada no pátio do Mercado da Encruzilhada.
O público também poderá degustar e adquirir produtos culinários e utensílios artesanais para cozinha na Quitandinha XepaCult. Haverá ainda o Brechó de Quintal, com peças de vestuário garimpadas por Adriana Cabral e Val Peregrino; a aula-espetáculo “O Som do Barro”, com Mestre Nado de Olinda e seu grupo; a exposição “Panela de barro, cultura no prato” sobre o trabalho de mestras cozinheira do Quilombo Sítio Rodrigues; além da exibição de documentários sobre a Comunidade Quilombola de Barro Branco e mulheres rurais.
TRAJETÓRIA – O projeto XepaCult teve início em agosto de 2017, com eventos mensais realizados no Centro de Cultura Luiz Freire e na Casa Maumau, com degustação gastronômica, aula-espetáculo “O Som do Barro” com Mestre Nado e seu grupo, e exposições fotográficas com a alimentação como tema. No segundo ano, a XepaCult continua como mostra gastronômica e passa a realizar exibições audiovisuais, além da aula-espetáculo de Mestre Nado. A cada evento, duas mestras cozinheiras quilombolas ou indígenas preparam pratos com a xepa da feira de orgânicos e ingredientes locais. Para criar o projeto, a pesquisadora, cozinheira e produtora Mônica Jácome se inspirou no movimento Slow Food, que defende a sociobiodiversidade alimentar e de valorização da agricultura familiar, prezando pela comida de verdade, boa, limpa e justa para todos.
SERVIÇO
XEPACULT ANO 2 – ESPECIAL 8M
Data: 9 de março de 2019
Horário: das 10h às 18h
Local: Mercado da Encruzilhada – Recife
Acesso gratuito
PROGRAMAÇÃO:
10h – Abertura do evento
10:30 h – Abertura da exposição “PANELA DE BARRO, CULTURA NO PRATO”, com a presença das Mestras Liuceiras Cida Lima e Neguinha, do Quilombo Sítio Rodrigues, de Belo Jardim.
11h – Exibição de documentário “MULHERES RURAIS EM MOVIMENTO”, realização do Movimento de Mulheres Rurais de Pernambuco e Heloïse Prevost.
12h – Mesa de Debates: “JOVENS MULHERES EM MOVIMENTO: perspectivas e desafios para uma ação integrada”. Debatedoras: 1) jovem feminista representante da Marcha das Mulheres; 2) Flávia Hellen – jovem negra ativista dos movimentos estudantil e  feminista; 3) Silvinha Xukuru – jovem liderança das mulheres de etnia xukuru.
13:15 h – Inauguração da QUITANDINHA XEPACULT, com comercialização de produtos culinários e artesanato voltado para a comida e o comer, confeccionados por mestras cozinheiras e mestras artesãs indígenas e de ascendência africana. Degustação de quitutes.
14h – O SOM DO BARRO: aula-espetáculo com Mestre Nado de Olinda e sua banda.
15h – Apresentação das Mestras Cozinheiras Elânia Lima do Nascimento e Cícera Maria da Silva,  do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim, responsáveis pela cozinha do evento.
Degustação de pratos tradicionais do quilombo, por elas preparados.
16h – Exibição de documentário sobre a Comunidade Quilombola de Barro Branco, município de Belo Jardim.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *