Marketing eleitoral, já ouviu falar?

 Marketing eleitoral, já ouviu falar?

Raphaela Barros

Vem que eu te conto. Já que estamos em ano de eleição, achei interessante conversarmos um pouco sobre campanha política. Sim, isso mesmo, o marketing está em tudo! Ou você acha que todas aquelas campanhas são realizadas de maneira aleatória, como um passe de mágica?! É, meu amigo, sempre existe uma estratégia bem elaborada para que as campanhas fluam da maneira mais eficaz possível, a favor do candidato.

O processo é iniciado muito tempo antes de pensarmos em ano eleitoral. Cada pessoa/agência/assessoria tem sua forma de estabelecer as etapas desse processo, mas eu ousaria dizer que, para uma boa execução das estratégias de campanha, seria interessante iniciar o processo de construção, pelo menos, um ano antes! Você não leu errado, meu caro, eu falei isso mesmo! Achou muito? Faz o teste e me diz se ainda não faltou tempo.

São muitos os detalhes que precisam ser pensados para que sejamos mais assertivos e, caso ocorra algo fora do esperado – que, diga-se de passagem, sempre ocorre –, soframos menos o impacto das situações “não desejadas”. Mas para que isso saia como idealizamos, existe um ponto fundamental, conhecido como PLANO DE COMUNICAÇÃO.

Ah vá, Raphaela, dá para ser mais específica, por favor? Claro! É para isso que estou aqui. Em suma, PLANEJAMENTO é a base da sua campanha. Ou seja, é aqui onde você traça todas as suas estratégias de apresentação/comunicação do seu partido/candidato para os seus eleitores. Podemos dizer que o planejamento de marketing é o CORAÇÃO de sua campanha.

Para que você possa ter melhor compreensão sobre o que estamos conversando, vou exemplificar de maneira bem simples: sabe aquelas fotos de campanha em que os candidatos aparecem normalmente mais “formais” com cores específicas e uma luz fotográfica que os fazem parecer artistas de cinema? E quando percebemos que iniciou uma movimentação com tanta frequência, trazendo interação com o público nas redes sociais dos possíveis candidatos? E mais, sabe aquelas músicas bem bizarras, mas que parecem chiclete e não saem da sua cabeça? E os discursos bem elaborados que fazem você chorar?! Sim, tudo isso são estratégias de marketing que estão inclusas no planejamento de campanha.

Mas quero deixar uma coisa bem clara: não se faz uma boa campanha sozinho(a). E para isso é importante ter a contribuição de vários profissionais (fotógrafos, assessores de imprensa, designers e por aí vai) para que, juntos, sejamos imbatíveis!

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *