Nos siga nas redes sociais

Internacional

Maratona reúne história e tradição

Corrida das Lezírias chega em sua 25ª edição e se destaca no calendário de Portugal no panorama do atletismo

Publicado

em

O percurso principal partiu da estrada Nacional, passando pelo Parque Urbano do Cevadeiro, Ponte Marechal Carmona e Lezíria

A tradicional corrida das Lezírias, que acontece anualmente em Vila Franca de Xira – um município português situado na província tradicional do Ribatejo, reuniu dois mil e quinhentos atletas e amantes do desporto de todo o país, neste domingo. Participaram da corrida principal, com 15,5 km de percurso, 1.800 atletas profissionais, e outros 500 amadores fizeram o percurso da Mini Corrida, que tem 5km. No circuito da Corridinha (400m e 800m) viam-se 200 crianças correndo dentro do Parque Urbano do Cevadeiro.

A maratona chega em sua 25ª edição e se destaca no calendário de Portugal no panorama do atletismo. É um momento único, rico e cultural, onde os participantes podem tirar partido da beleza natural da região que oferece um cenário belíssimo de fundo. O percurso principal parte da estrada Nacional, passa pelo Parque Urbano do Cevadeiro, seguindo pela Ponte Marechal Carmona – o maior cartão postal deste Concelho. Ainda, entra na Lezíria e segue os contornos do rio Tejo ao encontro das paisagens e das histórias daquela zona ribeirinha de Vila Franca de Xira.

Ao regressar ao Parque Urbano, os participantes foram recebidos com aplausos, troféus e brindes. A festa continuou com música, diversão para a criançada e comidas típicas.

Este ano, Emiliano Vieira e Andreia Santos, ambos da equipa da Run Tejo, foram os primeiros a concluir os 15,5 quilômetros de percurso. Emiliano demorou 52m03s para terminar a prova, deixando João Fernandes (C. Benfica Faro) a 1m17s, e Francisco Pedro (Assoc. Vale Grande) a 1m36s. Enquanto Andreia impôs-se em 59m26s, seguida da sua companheira de clube, Kcenia Bougrova, a 42 segundos, e Miriam Martins (CF Os Belenenses) a 55. Lucinda Henriques foi a última, com 2h32m30s. Cinco atletas da Run Tejo ficaram nos seis primeiros lugares da maratona.

A Corrida das Lezírias teve a sua primeira edição em 27 de Janeiro de 1996, então com a presença de 375 atletas. À época, o sportinguista José Santos e a benfiquista Carla Machado subiram ao topo do pódio.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *