Livro inédito e exclusivo sobre o jogo de cartas Sueca é lançado no Recife

 Livro inédito e exclusivo sobre o jogo de cartas Sueca é lançado no Recife

Obra é escrita pelo empresário português Adelino Pereira, residente na capital pernambucana há 17 anos

 

Uma das grandes tradições portuguesas é a Sueca, um jogo de cartas praticado por milhares de pessoas de várias idades e classes sociais, diariamente, sobretudo, em Portugal, Brasil e Angola. Com o objetivo de tornar a Sueca muito mais conhecida, divulgada e valorizada, dada a importância ao nível cultural, social e até terapêutico que possui, o empresário português residente no Recife há 17 anos, Adelino Pereira, lança o livro Sueca Para 4 Jogos, pela editora Gramma, neste sábado (06 de abril), no Clube Português do Recife.

O trabalho inédito, primeiro livro conhecido exclusivamente sobre a Sueca, é fruto de muita prática, pesquisa e estudo. Adelino Pereira afirma que começou a jogar Sueca há três décadas de forma regular e desde esse momento tomou um gosto muito grande. “O desafio de lançar esta obra vem da paixão pelo jogo e da vontade de estudar e refletir mais profundamente sobre esta fascinante modalidade”, revela.

O autor se preocupou em escrever com uma linguagem simples, clara e objetiva, com um conteúdo didático e ilustrado, portanto, qualquer pessoa de qualquer formação e idade poderá compreender com precisão.

O português afirma que outra das grandes vantagens do jogo é a sua versatilidade e adaptabilidade. Basta ter um baralho de cartas (de papelão, plastificadas ou outro material), improvisar um lugar para jogar e ter quatro jogadores (dois pares). Para o jogo é necessário um baralho de cartas, de onde são retirados os 8, 9, 10 e 2 Jokers, deixando 40 cartas.

A orgânica e filosofia seguidas pretendem alcançar todos os níveis de desenvolvimento do jogador, desde aquele que “nunca pegou cartas”, nem conhece sequer os naipes, até o jogador experiente e vitorioso em competições. “Para estes, em particular, dediquei alguns capítulos especiais, como: Uso das Probabilidades, Táticas de Jogo, Formas de Minimizar o fator sorte, entre outros”, destaca.

“Ao longo de toda obra, o leitor vai observar que sempre destaquei o fator lógica e raciocínio nas várias análises efetuadas, em detrimento da intuição. O feeling sempre foi relegado para segundo plano, uma vez que depende de vários fatores subjetivos, empíricos e do nosso estado de espírito vigente”, frisa Adelino Pereira. Depois do Recife, o autor pretende lançar o livro no Rio de Janeiro, Portugal e outros países de língua lusófona.

 

 

Adelino Pereira

O empresário Adelino Pereira, 49 anos, nasceu em Silva Escura – Sever do Vouga, distrito de Aveiro, em Portugal. Formou-se em Gestão de Empresas, na cidade do Porto, em 1996, e logo depois abriu seu primeiro empreendimento na mesma cidade. No ano de 2002, veio para o Brasil e fixou residência no Recife, onde casou e formou sua família. Pai de dois filhos, Adelino atualmente tem uma empresa de distribuição de produtos de beleza. Há três décadas pratica a Sueca regularmente, tendo já conquistado posições e prêmios de destaque em várias cidades e regiões de Portugal.

 

Serviço

O que: Lançamento do livro “Sueca Para 4 Jogos”, com a presença do autor Adelino Pereira

Quando: 6 de abril (sábado), a partir das 15h30, no Clube Português do Recife

Onde: Av. Conselheiro Rosa e Silva, 172, Graças

Na ocasião, o livro será vendido por R$ 30,00

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *