Estilo Moda Pernambuco 2019 terá mais de 40 desfiles, palestras e workshops focados no tema Moda 4.0

Crédito Fox Flash Studio

Evento acontece de 25 a 29 de julho, no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz. Entre os confirmados na programação estão Camila Coutinho e Marcos Piangers. O centro atacadista apresentará desfile conceito.

 

O Estilo Moda Pernambuco 2019 vai acontecer de 25 a 29 de julho. O tema desta quarta edição do evento será Moda 4.0 com a ideia de apresentar, além de mais de 40 desfiles, com a participação de mais de 70 marcas, uma programação que enfatiza as novas formas de pensar, produzir e consumir moda a partir da utilização da tecnologia. Entre as participações nacionais no evento estão a da blogueira e designer Camila Coutinho, do pesquisador Flávio da Silveira Bruno, e do especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país, Marcos Piangers. “A expectativa é que o EMP 2019 atraia cerca de 50 mil pessoas, entre profissionais da área de moda e confecções, empresários, autoridades e clientes do maior centro atacadista de confecções do país, contando com quem for participar da feira que ocorre no mesmo período”, explicou José Gomes Filho, síndico do Moda Center Santa Cruz, promotor do EMP.

 

A programação do EMP 2019 foi definida com base no tripé criação, indústria e comercialização. O objetivo é levar para o público informações sobre a utilização da tecnologia, além de refletir sobre o futuro da indústria confeccionista, base econômica da região. Desde sua primeira edição, o evento promove a moda produzida no Polo de Confecções de Pernambuco e dissemina conhecimentos por meio de palestras e oficinas. Por isso, estão previstos dois momentos de capacitação, que acontecem na Arena do Conhecimento e Entretenimento.

 

O espaço será montado do lado de fora do Centro de Eventos do Moda Center especialmente para o EMP 2019 e separado da área dos desfiles. Oito workshops sobre temáticas relacionadas ao dia a dia do mundo da moda acontecerão de 26 a 29 de julho, das 14h às 17h30. Entre os temas estão: Branding – Usando a ferramenta BrandKey no planejamento da gestão das marcas; Descomplicando o Marketing  – Como se destacar nas redes sociais; Inove e impressione; O Novo Profissional de Moda – A disrupção das relações profissionais com a nova indústria 4.0; Produção de moda; Comportamento de consumo no agora: análise de oportunidades para a construção de produtos inspiradores; Soluções tecnológicas para o comércio de moda: como tornar-se uma empresa omnichannel e Inteligência comercial para negócios de moda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla (https://linktr.ee/estilomodapernambuco) até o dia 24 de julho ou enquanto durarem as vagas, que são limitadas.

 

Já na parte da noite, às 19h, antes dos desfiles, o público poderá participar de debates, de palestras e de um talk show. Entre os participantes estão a designer de moda, digital influencer e blogueira brasileira de moda com maior destaque internacional, Camila Coutinho, que vai participar do talk show de abertura do EMP, na quinta-feira (25), com o tema “Moda para o agora: canalizando desejos do consumidor e construindo valor para os negócios de moda em tempos digitais”. Outro nome de peso é Flávio da Silveira Bruno, professor e pesquisador da área de engenharia e autor do livro “A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: visão de futuro para 2030”. Ele participa do debate “O futuro da (indústria da) moda a um clique de distância” na sexta-feira (26). “O futuro do comércio de moda” será o tema da conversa no sábado (27), com o youtuber e especialista em vendas no atacado, Felipe Leão. No domingo, encerrando o ciclo de palestras, o EMP contará com a participação de Marcos Piangers. Autor do best seller ‘O Papai é Pop’, com mais de 300 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA. Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país. Ele vai falar sobre “Inovação e criatividade: uma espiada no futuro”, abordando questões sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos.

 

PASSARELA – As novidades do polo de confecções poderão ser conferidas nos 46 desfiles comerciais e conceituais programados para o EMP 2019, com a participação de mais de 70 marcas que representam a variedade e qualidade do mix de produtos dos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, íntima, plus size, esportiva, praia e sleep wear encontrados no Moda Center Santa Cruz. São elas: AB&C, Abiga, Acqualara, Areia Molhada, Black Jack, Brytch, Camboriú, Charme, Coleção Têxtil, Coletivo Criativo, Flec, Garota Show, Iska Viva, Joelik, Joggofi, John Cunningham, Josh, Koral Mar, Laluka, Magda, Makital, Marands, Marands Kids, Maryb, Mavem, Michelle Lingerie, Nanete Têxtil, Nega Maluca, Neogênese (by Cleber Lima), Onda Blue, Patota D’água, Peixote, Pele Bronzeada, Pietá, Rastro Ativo, Rota do Mar, Scaven, Sereia do Mar, Siri Limão, Spertos, Sport Company, Yanomami by Sankara e Zuzinha Kids.

 

CONCEITO 4.0 – Um atrativo que promete bastante visitação no evento será a exposição da Planta de Confecção 4.0, do SENAI CETIQT, que vem do Rio de Janeiro especialmente para o evento. O público da região vai conhecer de perto equipamentos e processos que estão apoiando as indústrias no processo de modernização rumo à nova revolução industrial. O SENAI-PE também prepara alguns outros itens que envolvem tecnologia aplicada à confecção que serão apresentados durante o evento.

 

Para amarrar o conceito 4.0 e mostrar como aplicá-lo na prática, o designer de moda, técnico em confecções do vestuário e consultor em gestão do design e inovação do SENAI-PE, Cléber Lima, em parceria com o Moda Center Santa Cruz, levará para a passarela do EMP 2019 um desfile conceitual. A coleção Neogênese busca propor um processo de transição sobre as novas competências do design alinhadas à construção da confecção 4.0. Composta por três cápsulas de design, a coleção aborda, modifica, combina, rearranja, adapta e inverte elementos funcionais do guarda roupa e propõe uma evolução de suas características, para que estes transitem por diferentes situações de uso.

 

INFRA – A infraestrutura do evento também estará totalmente conectada com o tema Moda 4.0. Uma das novidades este ano é que, atendendo uma demanda do público das primeiras edições, os desfiles e palestras acontecem em espaço separados. O projeto do evento é do arquiteto Isac Filho.

 

A Arena do Conhecimento e Entretenimento será montada no estacionamento do Moda Center, em ambiente integrado ao espaço do EMP. Ela receberá um palco, onde acontecem as palestras, talk shows e apresentações culturais, além de quiosques de alimentação (Carnívoros Burguer, Abc das tapiocas, Baribe Coxinhas, Teike Bar, Durvalia Cervejaria e Duguga Lanches).

Na programação cultural estão previstos, na quinta (25), shows de Raphael Moura e Banda Howay, do Recife. Na sexta (26), Fábio Xavier e banda Pavio de Candeeiro, de Santa Cruz do Capibaribe. Já no sábado (27) teremos Renato Marinho, que vem de Patos (PB). E para encerrar, no domingo (28), a banda Os Outros Caras, de Caruaru.

 

Já a Arena de Negócios ganhou mais espaço este ano e contará com 14 estandes de fornecedores e de prestadores de serviço para o segmento. É neste espaço que o SENAI PE montará em 50m² experiências que retratam a revolução da indústria. Os outros expositores são: Audaces, especialista em inovação tecnológica para a indústria da moda; Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (CDL|Ascap); CEAPE, especialista em microcrédito orientado; Claro, telefonia; Coleção Têxtil, uma das principais fabricantes de tecidos do país; DCDN Engenharia, soluções em geração de energia para empresas; Epson|DSI; Epson|Unipeças; Febratex Group, promotor de feiras e eventos nos segmentos de máquinas e insumos para o setor de confecções; INSOLE, empresa nacional de energia solar; Matesb Malhas; Nanete Têxtil, indústria e comércio de malhas; Vende Moda, market place e aplicativo para venda de moda em atacado.

 

A Arena da Moda, dentro do Centro de Eventos do Moda Center, será preparada para acomodar 700 pessoas por noite para os desfiles, que também serão transmitidos ao vivo pela internet no perfil do Moda Center Santa Cruz no Facebook e no Instagram (@modacentersantacruz) e no perfil do evento no Instagram (@estilomodapernambuco).

PRODUÇÃO DOS DESFILES – Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles do Estilo Moda Pernambuco estão sendo produzidos pela Amazing Model. Comandada pela empresária Viviani Soratto, a agência vem se firmando como uma das mais fortes do Nordeste. A equipe é composta por 138 pessoas, das quais 44 são do staff e os demais (94) são modelos do casting da agência e escolhidos em seletivas realizadas em maio em Santa Cruz do Capibaribe e no Recife.
Este ano, o staff conta novamente com Namie Wihby, profissional com mais de 25 anos de experiência e responsável pela direção artística dos desfiles. A beleza dos modelos será assinada pelo beauty artist Henrique Mello, recifense que faz história no universo da beleza passeando pelo universo da maquiagem e em todas as suas possibilidades. Até hoje, acompanha modelos, artistas e celebridades, como Ivete Sangalo, Maria Rita, Fafá de Belém, Xuxa, Negra Li, Cláudia Raia e Sandy. O styling das marcas fica a cargo de Dário Shoupaiwisky e de Iran Nascimento. A fotografia de backstage estará sob responsabilidade de Renato Filho, também pernambucano e um dos profissionais da área da imagem mais conceituados do segmento de moda. Na direção de produção, Nestor Mádenes. Já o VJ Mozart Santos, da Mexe Mexe Criativo, será o responsável pela trilha sonora e projeção de vídeos durante os desfiles.

COMO PARTICIPAR – O evento começa todos os dias às 18h, com as palestras iniciando às 19h. O acesso às Arenas do Conhecimento, Entretenimento e de Negócios do EMP 2019 é livre e gratuito. A entrada na Arena da Moda começa a partir das 20h. Como acontece em grandes eventos de moda nacionais e internacionais, o acesso será inicialmente restrito a convidados e credenciados previamente pela coordenação do evento. Depois da acomodação, público em geral poderá ter acesso ao espaço, até o limite de lotação permitido. Para que ninguém perca os detalhes do evento, os desfiles serão transmitidos nos telões da Arena do Conhecimento e Entretenimento.

 

CASA DA MODA – As marcas que participam do Estilo Moda Pernambuco 2019 também estarão envolvidas no segundo ano da ação “Casa da Moda”, realizada em parceria com o Santa Cruz Charm Hotel. Influenciadores digitais se credenciaram e foram selecionados para participar da ação, que conta com uma programação diurna que inclui visitas às lojas, fábricas e ações de relacionamento e de divulgação das marcas e produtos no hotel. O projeto faz parte da estratégia de comunicação do maior centro atacadista de confecções do país, que vem, desde a primeira edição do EMP, investindo em marketing de influência para ampliar o alcance e o impacto do evento. É uma oportunidade dos influenciadores se aproximarem das marcas e essas dos influenciadores, criando uma ponte com o público influenciado e qualificado.

 

Já confirmaram presença na Casa da Moda as marcas Camboriú, Charme, Joggofi, John Cunningham, Marands, Marands Kids, M. Donnie, Spertos, Sport Company e Yanomami by Sankara.

 

TEMA – O Moda Center Santa Cruz escolheu Moda 4.0 como tema do EMP 2019 porque é um conceito derivado de outro que vem ganhando força nos últimos tempos: o da Indústria 4.0. Esta engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, unindo tecnologias físicas e digitais graças ao uso de sensores, automação, internet das coisas (IoT) e compartilhamento na nuvem. Em breve, as fábricas de roupas terão capacidade, por exemplo, de controlar os módulos da produção de forma autônoma. Entre os benefícios da Moda 4.0 estão o aumento da produtividade, a substituição de processos repetitivos por tecnologias, mais consciência sobre a sustentabilidade com geração de menor impacto ambiental, possibilidade de implantação de processos mais customizáveis, redução de custos e mais segurança.

 

O EMP 2019 é patrocinado pela AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Governo de Pernambuco, Audaces, CEAPE-PE, Certec Locações, Claro, Coleção Têxtil, Grupo DCDN, DSI/EPSON, Etical Etiquetas, Febratex, Insole Energia Solar, Madelar, Matesb Malhas, Nanete Têxtil, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Treeking e Unipeças/EPSON.

A quarta edição do evento conta, ainda, com apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), CDL Santa Cruz, Hotel Moda Center, Rede.Com, Santa Cruz Charm Hotel, Senai, Sebrae, Sign Digital e Transbraz.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EMP 2019

25 de julho – Quinta-feira

 

18h – Credenciamento | Acesso Arena de Negócios

18h – Beto Skin | Arena do Entretenimento

19h – Talk Show “Moda para o agora” | Arena do Conhecimento

Convidada: Camila Coutinho, designer de moda, digital influencer e blogueira brasileira de moda com maior destaque internacional.

Mediação: Viviane Rolemberg, jornalista e apresentadora do EMP 2019

 

20h30 – Desfiles | Arena da Moda

Acqualara, Iska Viva, Joggofi, John Cunningham, Makital, Nanete Têxtil, Pele Bronzeada, Pietà, Rota do Mar, Scaven e Spertos

 

22h30 – Show | Arena do Entretenimento

Raphael Moura e Banda Howay  (Recife/PE)

 

26 de julho – Sexta-feira

 

14h – Workshop | Arena do Conhecimento

Branding – Usando a ferramenta BrandKey no planejamento da gestão das marcas.

Facilitador: Emílio Augusto: Designer, professor efetivo do curso de Design da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Design e experiência em consultoria de projetos de naming e identidade visual em mais de 100 marcas no Polo de Confecções de Pernambuco.

 

16h – Workshop | Arena do Conhecimento

Descomplicando o Marketing – Como se destacar nas redes sociais

Facilitador:  Ailson Ramalho Costa, filho de uma artesã e um comerciante, começou a trabalhar cedo, foi office-boy, vendeu doce, pesou açúcar, foi caixa de supermercado e um tanto de outras coisas. Há vinte anos trabalha na área de marketing, com experiencia em consultoria, planejamento, agências de publicidade e veículos de comunicação. Em sala de aula, possui graduação em Administração, especialização em Marketing e mestrado em Desenvolvimento Regional, atua como professor universitário há dez anos, lecionando disciplinas nos cursos de Administração, Marketing, Propaganda e Publicidade

 

18h – Credenciamento | Acesso Arena de Negócios

 

18h – Beto Skin | Arena do Entretenimento

 

19h – Palestra “O Futuro da indústria da moda” | Arena do Conhecimento

Convidado: Flávio da Silveira Bruno, professor e pesquisador da área de engenharia e autor do livro “A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: visão de futuro para 2030”.

 

20h30 – Desfiles | Arena da Moda

Brytch, Camboriú, Coletivo Criativo, Josh, Laluka, Marands, Maryb, Michelle Lingerie, Onda Blue, Patota D’água e Yanomami by Sankara

 

22h30 – Show | Arena do Entretenimento

Fábio Xavier e Pavio de Candeeiro (Santa Cruz do Capibaribe/PE)

 

27 de julho – Sábado

 

14h – Workshop | Arena do Conhecimento

Inove e impressione

Facilitador: Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda, empresa especialista no segmento de Impressão Digital e Têxtil. Formado em Comunicação Social pela UMESP, com extensão em Gestão de Projetos pela University of La Verne (EUA) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Experiência de 12 anos na área de Projetos com foco em marketing e vendas.

 

16h – Workshop | Arena do Conhecimento

O Novo Profissional de Moda” – A disrupção das relações profissionais com a nova indústria 4.0

Mediadora – Ana Cione, apresentadora, blogger e stylist

Debatedores: Karina Fernandes, mestra em Design de moda, Docente da Faculdade Senac, especialista em mercado de luxo; Íris Brenda, mestra em Gestão empresarial, especialista em moda e consumo, Docente da Faculdade Senac Caruaru; Tenaflae Lordêlo, doutor em novas tecnologias e processos de relacionamentos, Docente da DEVRY, Faculdade Senac, especialista em metodologias criativas; Luiz Clério, especialista em Design de Moda, Docência Profissional, Desenvolvimento de Produtos, Consultor de moda, Criativo da marca Dijolly, Coordenador do curso de Design de moda da Faculdade Senac Caruaru.

 

18h – Credenciamento | Acesso Arena de Negócios

 

18h – Beto Skin | Arena do Entretenimento

 

19h – Talk Show “O futuro do comércio de moda” | Arena do Conhecimento

Convidado: Felipe Leão, comerciante desde 2012, montou lojas no varejo e no atacado, físicas e virtuais e em 2015 começou o canal no Youtube ‘Viver de Loja’, onde ensina às pessoas como iniciar no comércio e como alavancar as suas vendas usando os meios digitais. Hoje, o canal tem mais de 320 mil inscritos e 2 milhões de visualizações por mês. Sua empresa presta consultoria de marketing digital para mais 60 marcas de moda de Goiânia, São Paulo e Caruaru.

 

20h30 – Desfiles | Arena da Moda

 

AB&C, Abiga, Areia Molhada, Iska Viva, Marands Kids, Mavem, Neogênese (by Cléber Lima), Peixote, Rastro Ativo, Siri Limão e Zuzinha Kids

 

22h30 – Show | Arena do Entretenimento

Renato Marinho (Patos/PB)

 

28 de julho – Domingo

 

14h – Workshop | Arena do Conhecimento

Produção de moda

Facilitador: Nestor Mádenes, paulista, formado pela FAAP em Produção de Moda, Modelagem Industrial e Historiação de Moda; pelo CETIQT/Senai em Tecnologia do Vestuário e pela UFRN em Engenharia Têxtil. Ceo na S7YLING – Produtora de moda, publicidade, cinema, tv e eventos, onde presta serviços diversos como styling, produção geral, consultoria e informação tecnológica.

 

16h – Workshop | Arena do Conhecimento

Comportamento de consumo no agora: análise de oportunidades para a construção de produtos inspiradores

Facilitadora: Andrea Julião, designer de produto pela Universidade Federal de Campina Grande – PB, especialista em Moda pela escola SENAI CETIQT do Rio de janeiro. Docente e consultora do SENAI da área de Moda e Vestuário há mais de 9 anos, com experiência na área de artesanato.

 

18h – Credenciamento | Acesso Arena de Negócios

 

18h – Beto Skin | Arena do Entretenimento

 

19h – Palestra “Criatividade e Inovação: uma espiada no futuro” | Arena do Conhecimento

Convidado: Marcos Piangers, autor do best seller ‘O Papai é Pop’, com mais de 300 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA. Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país. Já deu aulas e palestras para os maiores eventos e empresas nacionais, além de ser cinco vezes palestrante do TED, a maior conferência de ideias do mundo. Seus vídeos já ultrapassaram a marca de 400 milhões de views no Facebook.

 

20h30 – Desfiles | Arena da Moda

Black Jack, Charme, Coleção Têxtil, Flec, Garota Show, Joelik, Koral Mar, Magda, Nega Maluca, Sereia do Mar e Sport Company

 

22h30 – Show | Arena do Entretenimento

Os Outros Caras (Caruaru/PE)

 

29 de julho – Segunda-feira

 

14h – Workshop | Arena do Conhecimento

Soluções tecnológicas para o comércio de moda: como tornar-se uma empresa omnichannel

Facilitadora: Morgana Leopoldino, tem especialização em Docência em ensino Técnico e em Design de Moda. Possui Bacharelado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua há mais de 10 anos como docente no SENAI Pernambuco e desenvolve projetos de consultoria nas empresas do vestuário nas áreas de desenvolvimento de produto, estamparia e identidade visual, fortalecendo a prática do design no APL (arranjo produtivo local) do agreste pernambucano.

 

16h – Workshop | Arena do Conhecimento

Inteligência comercial para negócios de moda

Facilitador: Cléber Lima, bacharel em Design de Moda, atua há mais de 13 anos na indústria da moda como consultor criativo, trend forecaster e modelista. Há 10 anos é docente e consultor em Gestão do Design e Inovação do SENAI Pernambuco, já atendeu mais de 500 empresas de confecção distribuídas em 11 estados do país. Desenvolve pesquisas voltadas para tendências de comportamento de consumo, design e inovação em território nacional e internacional. Desenvolveu pesquisas internacionais nas cidades de Berlim, Londres e Paris. Ministrou mais de 30 palestras inspiracionais sobre o futuro da indústria da moda através do projeto “Inova moda”, apresentando novas possibilidades criativas para empresas dos setores de couro e calçados, gemas e joias, têxteis e confeccionados.

 

O EMP – O Estilo Moda Pernambuco (EMP) é realizado anualmente pelo Moda Center Santa Cruz com o intuito de promover a indústria confeccionista pernambucana, mostrando o que há de mais importante, moderno e inovador no mercado da moda regional e contemplando toda a cadeia produtiva do setor. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas nas suas três primeiras edições. Mais de 50 marcas do Polo de Confecções de Pernambuco participaram do evento apresentando as novidades nas áreas de moda casual, praia, infantil, sleepwear, surfwear, streetwear, underwear, entre outros segmentos.

 

MODA CENTER – Referência nacional no setor, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura é composta por seis módulos, que ocupam uma área coberta de 120 mil m², construída num espaço de 32 hectares. O empreendimento reúne mais de 10 mil pontos comerciais, entre boxes (9.672) e lojas (707), oferecendo um mix de produtos variados – com destaque para roupas e acessórios – comercializados especialmente no atacado. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento para 6,5 mil veículos, rede própria de hotéis e dormitórios com mais de dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e tv e circuito interno de segurança.