Nos siga nas redes sociais

Eleições

Eleições 2020 recebem mais de 540 mil candidatos e batem recorde

Publicado

em

O Brasil terá mais de 19 mil candidatos concorrendo às prefeituras dos 5.570 municípios do país na eleições municipais de 2020, que acontecerão em novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Este sábado (26) foi o último dia para que partidos políticos e coligações informassem à Justiça Eleitoral suas candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Até as 20h deste sábado, o TSE informava 19.028 candidaturas para prefeitos e 19.059 como vice-preifeitos. O número à vice-prefeitura é ligeiramente mais alto que o de registros para prefeitos por conta de alterações feitas. Eventuais substituições são registradas como uma nova candidatura e a desistência é homologada à parte pela Justiça Eleitoral.

Nas candidaturas para vereadores, havia 502.307 inscritos. Com isso, o Brasil já tem, no total, 540.394 candidatos concorrendo às eleições municipais deste ano. É o maior número de candidatos desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez.

Até então, o recorde havia sido em 2016, com 496.887 candidatos em todo o país – 463.372 disputaram vagas de vereador, 16.950 de vice-prefeito e 16.565 de prefeito.

Os pedidos de candidatura agora passam a ser julgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que analisarão os documentos apresentados, como a aprovação das candidaturas em convenção e a elegibilidade dos concorrentes apontados.

Enquanto aguardam essa deliberação, os candidatos já podem começar a fazer campanha a partir deste domingo (27).

O primeiro turno, que estava inicialmente agendado para o primeiro final de semana de outubro, acontecerá em 15 de novembro. O segundo turno ocorrerá duas semanas depois, em 29 de novembro, nas cidades em que for necessário. As datas dos pleitos foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

CNN BRASIL

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *