Nos siga nas redes sociais

Especiais

Doença crônica, inflamatória e que pode afetar a autoestima. Saiba como tratar a Dermatite Seborreica

Publicado

em

Dr Sérgio Paulo

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele, que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

 

A doença atinge cerca de 3% da população e cerca de 5% dos adultos jovens. Existem duas formas de manifestações: nas crianças entre o primeiro e o terceiro mês; e nos adultos, com pico de incidência entre a quarta e sexta décadas de vida. Afeta predominantemente o sexo masculino.

 

De acordo com o médico dermatologista Sérgio Paulo, do Prontopele, a dermatite seborreica não é contagiosa, alérgica ou causada por falta de higiene. “O excesso de oleosidade da pele pode influenciar na inflamação da pele por haver uma coincidência da inflamação da pele e as áreas mais oleosas”, explica.

 

Apesar disso, Dr. Sérgio afirma que a causa não é totalmente conhecida e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como situações de fadiga ou estresse emocional e consumo de álcool. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença

 

Por se tratar de uma doença inflamatória crônica, em resposta a uma provável presença de um fungo na pele e do seu metabolismo através da utilização dos lipídios da pele, o objetivo do tratamento consiste no controle da inflamação, da proliferação do micro-organismo e da oleosidade. Diversas classes de medicamentos são utilizadas, de maneira que é vasto o arsenal terapêutico para controle da doença.

 

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *