Diocese promove debates sobre atividades da Igreja Católica em Caruaru

 Diocese promove debates sobre atividades da Igreja Católica em Caruaru

Foto: Diocese/Assessoria

Cerca de 40 padres, de todas as cidades que compõem a Diocese, estiveram presentes.

Realizado nesse último sábado (09), em Caruaru, o Despertar Missionário, promovido pela Diocese. O evento abriu as atividades do Ano Missionário, proposto pelo Papa Francisco, e teve como objetivo discutir a importância da missão para a Igreja Católica e apresentar seus novos métodos e estratégias para a evangelização.

Cerca de 40 padres, de todas as cidades que compõem a Diocese, estiveram presentes, além dos agentes de pastoral, seminaristas, religiosos, membros das novas comunidades, grupos e movimentos.

A programação teve início pela manhã com a celebração da Santa Missa no Santuário da Graça, no bairro Petrópolis. Logo em seguida, o padre João Paulo de Araújo falou sobre o tema do encontro, “Batizados e Enviados”, e ressaltou a importância do acolhimento dos fiéis no ambiente pastoral.

Em seguida, os padres Sivonaldo e Fábio e o monsenhor Albérico promoveram um momento de reflexão sobre os religiosos que tiveram a vida dedicada às missões no Nordeste. Neste momento o debate trouxe o testemunho da vida do Frei Damião, padre Cícero, padre Ibiapina, Dom Hélder Câmara e Irmã Malba, que pregavam sobre a salvação do povo de Deus e são considerados referências para a vida missionária.

Na oportunidade também foi feita menção à vida e caminhada de fé e missão das religiosas Irmã Werburga e Irmã Rosália, esta última ficou conhecida como a freira mais antiga da Ordem Franciscana em Caruaru, tendo falecido no dia 31 de dezembro de 2018.

À tarde, os participantes do evento ouviram testemunhos das ações missionárias da Diocese, entre eles, o relato das atividades do Setor Juventude, com a partilha da experiência dos jovens que foram à Jornada Mundial da Juventude em janeiro; o Sínodo do Bispos, realizado no Vaticano em outubro do ano passado; e o Discernimento Vocacional.

De acordo com o bispo diocesano, Dom Bernardino Marchió, o Despertar Missionário foi uma oportunidade para reunir o clero e os fiéis e reiterar a importância de ser parte de uma igreja em saída, como afirma o Papa.

 

Anita Torres

 

 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *