Deputado Paulo Dutra participa de evento em comemoração ao Dia Nacional da LIBRAS

 Deputado Paulo Dutra participa de evento em comemoração ao Dia Nacional da LIBRAS

Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, celebrado nesta quarta-feira (24), a Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra iniciou ontem o evento “Lei de Libras”, com palestras e atividades promovidas pelo Curso Técnico em Língua Brasileira de Sinais da unidade de ensino. A abertura da programação ficou por conta do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB), ex-gestor da escola.

Enquanto comemoramos os 17 anos da Lei de LIBRAS, também ficamos muito felizes em poder comemorar o fato de que há 15 anos começamos em Pernambuco o primeiro Curso de LIBRAS do país. Isso para a gente é muito importante”, disse Dutra relembrando a implantação do Curso Técnico em LIBRAS na ETE Almirante Soares Dutra, no ano de 2005. “Depois de 15 anos que começamos essa história, é muito bom ver pessoas valorizando e batalhando por algo que não é fácil. Foi por conta deste curso que iniciamos aqui de forma experimental que hoje temos este mesmo curso no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Isso precisa ser dito e comemorado”.

Em fevereiro deste ano o Deputado Paulo Dutra solicitou ao Governador Paulo Câmara e ao Secretário de Educação e Esportes Fred Amâncio que o mesmo curso seja implantado nas escolas técnicas estaduais de Vitória de Santo Antão e de Garanhuns a partir do próximo ano, com o objetivo de possibilitar a inclusão das pessoas surdas, interiorizando as políticas públicas de educação e inclusão. “Tivemos a alegria de colocar como nossa primeira indicação uma solicitação para que este curso seja expandido para o interior do estado”, ressaltou.

O dia 24 de abril foi escolhido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais por ter sido nesta data, em 2002, que foi publicada a Lei 10.436, que dispõe sobre LIBRAS, representando grande conquista para toda a comunidade surda do Brasil. O evento Lei de LIBRAS continua até esta quarta-feira (24). A Escola Técnica Almirante Soares Dutra está localizada na Praça Gen. Abreu e Lima, s/n – Santo Amaro, Recife – PE. O telefone de contato é o 81.3181-3970.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *