Cresce atividade de mediadores

 Cresce atividade de mediadores

Soraya Nunes/Crédito: Divulgação

Mudanças na legislação brasileira impulsionam o crescimento da prática e
de pessoas qualificadas e certificadas para atuar na área

 
Desde 2015, com a criação da Lei da Mediação e do Novo Código de Processo Civil, o papel do mediador de conflitos ganha mais destaque no cenário nacional. Para além do cargo instituído no poder judiciário, a atividade está em expansão e é, cada vez, mais demandada nas câmaras de mediação ou Ad Hoc, de forma autônoma.
 
Apesar de ser associada ao Direito, a atividade não é restrita a advogados. “A mediação pode ser desenvolvidas por outros profissionais que lidam com conflitos: psicólogos, assistentes social, recursos humanos, administradores, gestores, professores, pedagogos, por exemplo”, explica a vice-presidente do Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos (ICFML) no Brasil, Soraya Nunes.
 
Por conta do caráter sigiloso dos processos de mediação, é difícil precisar a quantidade de procedimentos de mediação privada realizados no Brasil, atualmente. Certificados pelo ICFML, único instituto habilitado para realizar a certificação de acordo com os critérios do Instituto Internacional de Mediação (IMI) nos países de língua portuguesa, já são mais de 300 mediadores.
 
O mediador atua facilitando a comunicação entre as partes, conduzindo-as para a construção de uma solução consensual da questão. A atividade não só requer experiência na área de atuação, como expertise nas etapas e nas técnicas. “Pessoas capacitadas e treinadas para a atividade só tendem a facilitar esse processo”, conclui a vice-presidente do ICFML no Brasil.
CURSO
Com o apoio do ICFML, a Conceito Educação irá promover a 2ª oficina de mediação de conflitos com Soraya Nunes. A oficina acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Vila Rica, na Zona Sul do Recife. Ao longo dos dois dias, os participantes se revezam nos papéis de mediadores, advogados e partes da mediação em simulações de casos fictícios.
 
Soraya Nunes

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *