Conheça os ETFs listados na Bolsa Brasileira

 Conheça os ETFs listados na Bolsa Brasileira

Você sabe o que é um ETF?

O ETF ou Exchange-Traded Fund é um fundo de investimento negociado em bolsa, também conhecido como fundo de índice.

Ele é um tipo de fundo de investimentos muito comum no mercado americano, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Sua principal característica é a composição e gestão de um portfólio que objetiva replicar o desempenho de um índice de mercado.

Os índices de mercado, por sua vez, são carteiras teóricas compostas por ativos que se enquadram em regras específicas e têm como objetivo metrificar o desempenho de um mercado, como o de ações e o imobiliário

Ao optar por investir através de um ETF, o investidor escolhe uma gestão com menor participação ativa, mas com boa possibilidade de valorização e portfólio com bons ativos em carteira.

Os custos atrelados a este tipo de fundo de investimento também costumam ser menores que os fundos de gestão ativa, especialmente pela isenção da taxa de performance.

Também é comum que as taxas de administração dos fundos de índice sejam consideravelmente menores que as taxas cobradas pelos fundos de ação com participação ativa dos gestores, por exemplo.

Nos ETFs, os dividendos são automaticamente reinvestidos, o que pode ser benéfico para os investidores que estão na fase de acumulação patrimonial.

No entanto, não se enquadram na isenção tributária das ações, em relação aos lucros auferidos nas vendas mensais com volume abaixo de R$ 20.000,00.

Diante dessas vantagens, percebo muito investidores considerando os ETFs na composição de sua carteira de investimentos, mas também encontro uma recorrência forte àqueles mais conhecidos – a exemplo do BOVA11 (benchmark Índice Bovespa) e SMAL11 (benchmark índice SMLL).

Por este motivo, considero pertinente trazer uma lista dos ETFs que são listados na bolsa brasileira, para que você possa considerar em suas análises as diversas opções listadas e escolher aqueles que estão de acordo com o mercado que deseja investir e seus objetivos.

 

ETFs de Renda fixa

 

 

 

 

Fonte: B3.com.br

 

ETFs de Renda Variável

 

Fonte: B3.com.br

 

Para Investir nos ETFs você deve acessar o Home Broker de sua corretora de valores e buscá-lo através do respectivo código.

A negociação é realizada através de lotes de 10 cotas, mas também é possível adquirir cotas unitárias no mercado fracionário, adicionando o código F logo após o número. Exemplo: BOVA11F.

 

Grande Abraço,

Melissa Belmiro.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *