Confirmados casos de sarampo em Pernambuco

Imagem: Agência Brasil

Pernambuco confirmou nessa quinta-feira (15) os quatro primeiros casos de sarampo no estado. Confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde, os casos aconteceram no Recife e em Caruaru, no Agreste.

Os casos foram confirmados através de exames laboratoriais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Segundo a Fiocruz, todos passam bem.A secretaria enfatiza é importante manter a caderneta de vacinação atualizada.

A secretaria ressalta que, a partir das confirmações dos casos de sarampo, é preciso chamar a atenção da população para a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. A primeira dose da vacina contra o sarampo, que ainda protege contra rubéola e caxumba, deve ser tomada aos 12 meses. A tríplice viral ainda pode ser administrada para o público até os 49 anos.

Quem está com alguma dose em falta ou não sabe se completou o esquema, além de não ter tido a doença, é importante ir a um posto de saúde para regularizar a situação. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios.