Confira a entrevista do Fisioterapeuta Dr. Kim Fonsec

Fisioterapeuta Dr. Kim Fonsec
Fisioterapeuta Dr. Kim Fonsec

Fisioterapeuta, empreendedor. O nosso entrevistado é o Fisioterapeuta Kim Fonseca, é especialista em perícia na Área de Saúde. Graduando em Direito pela Faculdade Metropolitana, Pós Graduando em Docência para ensino superior, cursos de Fisioterapia do Trabalho, Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Ergonomia, Direito do Trabalho e Previdenciário, Perícia Judicial, etc.. Dr. Kim Fonseca, que atua há mais de 5 anos na Fisioterapia e é Perito na Área de Saúde,  Enxergou em sua profissão uma forma para ajudar pessoas que precisam ter Laudos em Perícia Judicial Civil e Trabalhista. Atuando também em casos Extra Judiciais com Consultoria a Advogados, Laudos DPVAT e Laudos Cinesiológico Funcional.

 

Confira a entrevista na íntegra

O que lhe motivou a escolher a Fisioterapia como profissão?

Kim- Sempre fui apaixonado pela área de saúde. Desde pequeno eu tinha um orgulho muito grande por ter um pai profissional da área de saúde. Eu sempre quis ajudar o próximo e encontrei na fisioterapia a forma mais humana de tratamento a um paciente, a qual você dedica seu tempo exclusivo para melhora dos mesmos em seus quadros clínicos. Eu sempre visei a ajuda do próximo da maneira mais humana possível.

O que lhe motivou a ser perito profissional fisioterapeuta?

Kim- Quando me formei em fisioterapia logo arrumei meu primeiro emprego, porém, havia uma necessidade em ter um conhecimento específico em mais de uma área e não conseguia encontrar isto em atendimentos aos meus pacientes, então, comecei a estudar o mercado de trabalho. Nesse meio tempo ingressei na faculdade de direito e ao participar como delegado da VIII Conferência Nacional de Saúde tive meu primeiro contato com a área de direito correlacionado com o conhecimento fisioterápico. Observei a importância da perícia na área de saúde me deparando com relatos de várias pessoas que tinham sofrido patologias causadas pelo trabalho e que não podiam exercer mais suas atividades e o pior, não tinham como sustentar suas famílias. Aquela situação mexeu muito comigo e nesse momento eu decidi fazer a extensão universitária em formação em perícia e assistência técnica judicial para fisioterapeuta, ajudando assim as pessoas com meu conhecimento fisioterápico e jurídico.

Quais são as áreas de atuação do perito profissional fisioterapeuta?

Kim- O perito profissional fisioterapeuta pode atuar na justiça nas áreas civil e trabalhista, seja como o perito ou assistente. Porém, extrajudicialmente pode atuar na consultoria para advogados, na elaboração de laudos DPVAT e Laudos cinesiológicos funcionais. Sendo um profissional autônomo.

Como é a atuação do perito profissional fisioterapeuta?

Kim- Espera-se que o mesmo tenha capacidade de análise das condições que contribuíram para prejudicar a saúde de um trabalhador e que podem estar colocando a saúde de outros tantos trabalhadores em risco. O perito fisioterapeuta deve estar preocupado em identificar as causas diretas de doenças do ambiente de trabalho, tanto quanto às causas indiretas, sobre as quais se assentam as causas diretas. Têm que ter o conhecimento científico para elaborar um laudo que possa dar uma exatidão sobre o nexo causal e a concausa de determinada patologia, para melhor poder auxiliar em juízo. O mesmo faz leitura e a analise processual, formula e dá repostas aos quesitos processuais.

 

Quais são as funções do perito profissional fisioterapeuta judicialmente?

O fisioterapeuta como perito judicial tem como atividade: avaliar, analisar e dar o nexo causal das doenças do trabalho com as atividades laborativas; conhecimento da biomecânica do movimento do corpo humano; da biomecânica do movimento dos segmentos corpóreos durante as atividades laborativas; saber identificar, avaliar e diagnosticar a dimensão das doenças do trabalho e quantificar a capacidade funcional para o trabalho do periciado; fotogrametria computadorizada; ferramentas para análise de riscos dos postos de trabalho (OWAS, RULA, NIOSH e checklist); leitura e analise processual, formulação e respostas de quesitos processuais.

Como atua frente ao Juiz o perito profissional fisioterapeuta?

Kim- Na realização da justiça e da compreensão da realidade há questões cuja compreensão e entendimento vão além do conhecimento do Juiz, para tanto ele necessita do auxílio de um técnico no assunto (expert), um perito (CPC, art. 145). Durante a execução da perícia, o perito atua como os olhos e a percepção do próprio Juiz. No exercício de seu mister o perito tem ampla liberdade inquisitória. Pode utilizar-se de todos os meios necessários, ouvindo informantes, solicitando documentos que estejam em poder das partes ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras quaisquer peças (CPC, 429). Sendo um conhecedor da matéria o profissional perito tem que responder os quesitos que o Juiz solicitar, prestar esclarecimentos, tendo que respeitar sempre o princípio da imparcialidade.

Qual a importância do fisioterapeuta como perito judicial no processo trabalhista?

Kim- O exercício do encargo pericial tem permitido a constatação de que há um aumento considerável de ações envolvendo a existência de doenças e acidentes do trabalho. Por meio dessas ações, os trabalhadores requerem o reconhecimento de que sua patologia decorre das atividades que exerciam no trabalho, bem como pretendem indenizações daí decorrentes. Em defesa, os ex-empregadores geralmente sustentam inexistir relação de causalidade entre a patologia e as atividades que exerciam na reclamada. Para solução desses litígios, é necessária a colaboração de pessoa habilitada para analisar a existência ou inexistência desse nexo de causalidade. É nesse momento processual que a participação/colaboração do fisioterapeuta é necessária, importante e, até mesmo, imprescindível, porquanto encontra-se devidamente habilitado para analisar com precisão e segurança se os movimentos que o trabalhador executava no trabalho tem relação de casualidade com a patologia da qual é portador. É necessário que o perito tenha conhecimento técnico científico para esclarecimento do Juiz e que comprove sua especialidade na matéria sobre a qual deverá opinar, bem como que tenha formação universitária e esteja inscrito no órgão de classe competente.

 

Qual o conceito jurídico de nexo de causalidade e nexo de concausalidade?

Kim- Nexo de causalidade com o trabalho: ocorre quanto à atividade laboral é a única causa determinante do surgimento das patologias objetos de investigação. Nexo de concausalidade com o trabalho: ocorre quando a atividade laboral atua como causa de agravamento da patologia, hipótese em que o trabalhador desenvolveria a patologia independente de estar inserido na dinâmica laboral da empresa, contudo, a patologia apresentaria um grau menor. Inexistência de nexo: ocorre quando o trabalhador desenvolveria a patologia objeto de estudo, no mesmo grau, independente da exposição ao ambiente laboral em que esteve inserido.

Qual a sua mensagem para os fisioterapeutas que querem seguir na área de pericia?

Kim- Estudem e se dediquem ao máximo. A área de atuação de perito exige não apenas o conhecimento  fisiológicos e patólogicos, mas e também uma dedicação às normas trabalhistas. Se você tem amor ao que faz com certeza obterá sucesso em qualquer área.

 

 

PERFIL

Fisioterapeuta com extensão universitária em formação em perícia e assistência técnica judicial para fisioterapeuta, graduando em direito e pós graduando em docência para ensino superior.
EXPERIÊCIA

Trabalho com assistência a advogado e juiz, consultoria e atendimento de pacientes de alta complexidade. Extrajudicial, laudo DPVAT e laudo de capacidade funcional.

FORMAÇÃO

Graduado pela Faculdade Pernambucana em Fisioterapia. FOR.2011.12

Graduando pela Faculdade Metropolitana em Direito

Formação em Perícia e Assistência Técnica Judicial para Fisioterapeuta

Pós Graduando em Docência para Ensino Superior

CURSOS

Perícia Judicial / Fisioterapia do Trabalho / Medicina do Trabalho / Saúde Ocupacional/ CIPA / Segurança do Trabalho / Saúde Ocupacional / Ergonomia / Testes Especiais em Fisioterapia / Direito do Trabalho e Previdenciário / Higiene Ocupacional/ Técnicas Posturais/ Técnicas Posturais / Quiropraxia Aplicada aos Membros Superiores e Inferiores / Quiropraxia Aplicada à Coluna Vertebral / Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica / RPG- Reeducação Postural Global – Apenas os cursos pertinentes a pericia.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Organização de simpósio

Delegado da VIII Conferência Nacional de Saúde

Banca de Faculdade TCC

Professor no Curso de APH (atendimento pré-hospitalar)

 

 

Dr. Kim Fonseca

Fisioterapeuta

CONTATO

998571503 (whatsapp)

kimfgds@gmail.com

MÍDIA SOCIAL

https://www.facebook.com/kimermo

 

Entrevistado por Robson Ouro Preto.

Edição PE NEWS: Geibson Almeida.