Nos siga nas redes sociais

Colunas

Como o marketing pode auxiliar na prevenção ao Coronavírus?

Publicado

em

É tempo de se unir! O mundo está vivenciando uma pandemia, e o que podemos fazer para melhorar? “Ah, Rapha, lá vem você! O mundo de cabeça para baixo e você quer dizer mesmo que o marketing pode contribuir de alguma forma nesse momento?” Sim. É exatamente isso!

Pensei muito sobre qual seria a nossa abordagem para o papo de hoje. Por uma parte, quis trazer temas leves e divertidos para aliviar um pouco a aflição em nossos corações, porém – diante da nossa real situação – decidi trazer algumas “ideias” de como a força do marketing pode auxiliar, de forma direta e incisiva, e ser uma verdadeira aliada nesse momento.

Então vamos direto ao ponto. O marketing é uma ferramenta de força! Quando manuseada de maneira eficaz, ela é capaz de tanto levantar quanto derrubar a imagem de uma empresa. Sabendo disso, imagine se cada profissional da área parar para pensar em gerar uma grande campanha de conscientização sobre o vírus? E mais: criar um comitê (online) para instruir e auxiliar as pessoas com informações sobre essa situação? Ajudaria, não?!

O marketing é um forte aliado nesse processo! É um dos instrumentos mais potentes que temos, a partir do qual, com uma ação bem elabora e de impacto, podemos atingir milhões de pessoas ao mesmo tempo em questões de segundos. Todas as estratégias pensadas e executadas são voltadas para um único objetivo: trazer a atenção da sociedade para uma determinado “lugar”.

Sendo assim, porque não usar esse mecanismo para conscientizar a nossa sociedade sobre como “amenizar os danos”, por meio de ações de marketing que cheguem às pessoas de maneira rápida e eficaz? Vamos usar essa ferramenta a nosso favor! Campanhas podem ser criadas envolvendo vários temas relacionado ao que estamos passando; podemos viralizar conteúdos em nossas redes sociais e massificar as ações estrategicamente criadas para isso.

E o melhor de tudo é que vivemos em um mundo completamente digital. Com isso, nem precisamos sair de casa para a criação dessas estratégias e para a execução da campanha. É possível realizar tudo de casa (via internet). Essa é, inclusive, uma prática bastante comum dentro das instituições nos dias de hoje: fazer reuniões virtuais. Logo, por que não unirmos profissionais da área para uma causa como essa?

Lembram do nosso texto anterior, no qual falamos sobre gerenciamento de crise e sobre a importância de se ter um “Comitê de gerenciamento”? Seria interessante exercitar isso na prática, já! Em situações como essas, é fundamental que tenhamos responsabilidades e definamos de onde sairão essas informações para que as elas não sejam dúbias e/ou acabem virando fake news. Se nos unirmos neste momento, conseguiremos um melhor resultado.

Por fim, deixo uma reflexão: A pandemia do coronavírus, como toda crise, está nos ensinando várias lições. É hora de PARAR e nos REINVENTAR! Respire. Pense e se questione sobre as seguintes perguntas: o que posso fazer para melhor essa situação? Como posso contribuir neste momento? Minimamente, que medidas posso tomar para “amenizar” os danos?

Chegou a hora de exercitar a sua EMPATIA!

Simboraaaaaaaaa para mais um dia!🎯🎯🎯

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *