Comerciantes festejam meio século de existência do Mercado 18 de Agosto

Mais de 300 pessoas participaram de ação social

Os comerciantes e a população garanhuense comemoraram na manhã de hoje (20), os 50 anos do Mercado Público Municipal 18 de Agosto. A festa também serviu como um momento de ação social, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria Municipal de Saúde. Durante a ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, e o controlador geral do município, Glauco Brasileiro, participaram do corte do bolo com os 04 comerciantes que negociam no espaço desde a sua inauguração,  além de outros secretários municipais e servidores que prestigiaram o evento.

fotos: Daniela Batista

O mercado foi inaugurado em 15 novembro de 1967, pelo então prefeito Amílcar da Mota Valença, que nomeou o mercado de 18 de agosto, por ser a data da sua vitória na eleição de 1963. Desde então, o aniversário passou a ser comemorado na data que concede o nome ao local. O comerciante Manoel do Santos, conhecido como Seu Né, de 81 anos de idade, foi um dos primeiros comerciantes a vender carne no local desde sua inauguração. “Eu adorei a comemoração, estou aqui desde o começo e fico muito feliz em saber que o mercado se mantém vivo depois de todo esse tempo”, afirmou.

fotos: Daniela Batista

 

Serviços como corte de cabelo, barbearia, avaliação nutricional, teste rápido, aferição de pressão, saúde bucal e vacinação, foram ofertados. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com ação. Além da apresentação da Orquestra Manoel Rabelo e das professoras da Biblioteca Municipal Ler É Preciso, que contaram a história do espaço. O mestre de Reisado e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Gonzaga de Garanhuns, também deu seu depoimento sobre o mercado.

fotos: Daniela Batista

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, ressaltou a importância do mercado para a economia de Garanhuns. “O Mercado 18 de Agosto é um dos centros de vendas mais importantes de Garanhuns. Por isso, é tão importante celebrar a existência desse espaço e preservar a história dele”, declarou a titular da pasta.

fotos: Daniela Batista

 

A ação também teve o apoio das Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura.