Chuva atrasa montagem de alegoria gigante do galo em ponte no Recife

Galo ainda está sendo montado na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife (Foto: Marlon Costa)

No início da manhã desta sexta-feira (9), escultura ainda estava sendo erguida. Festa no Recife tem início às 17h.

 

A chuva forte atrasou a montagem da alegoria gigante galo no Centro do Recife. Durante os dias de carnaval, a escultura vai enfeitar a Ponte Duarte Coelho. Quem esteve no local, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (9), acompanhou o trabalho da equipe, que tentava erguer o símbolo da folia na cidade, que começa oficialmente às 17h.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe), Diego Rocha, o serviço foi paralisado durante a madrugada por questões de segurança, mas não comprometerá a festa.

“Choveu forte por muito tempo. Por prudência, nós paramos durante um tempo. Mas temos o dia todo para a conclusão da montagem. Com ou sem chuva, vai ter muita gente na abertura da festa no Recife”, afirmou.

De acordo com Rocha, no início da manhã ainda não era possível fazer a previsão de um prazo para a conclusão da montagem do galo gigante.

Expectativa

Enquanto a equipe trabalhava na ponte, pessoas que circulam pelo Centro do Recife paravam para acompanhar a montagem do galo. Veronildo Zá, 37 anos, desviou o caminho do trabalho para fazer uma foto. Como não conseguiu, voltará mai tarde.

“Disseram que iria estar pronto ontem, mas atrasos acontecem, tudo bem. O galo está muito bonito”, afirmou.

A atendente Marieta de Araújo, de 45 anos, tirou foto do Galo do mesmo jeito. “Gostei muito do galo este ano, está lindo”, afirmou.

Alegoria

O galo gigante começou a ser montado na quinta-feira (8). Este ano, ele foi idealizado este ano para figurar como um ‘grande folião’. Majestoso, ele vai segurar uma sombrinha de frevo e ficará sobre uma estrutura que lembra o casario da capital.

Desta plataforma, sairão balões com trechos dos famosos frevos. São canções cantadas por Nena Queiroga e Jota Michiles, os homenageados da festa de Momo da cidade. O galo gigante é uma homenagem da cidade ao Clube de Máscaras Galo da Madrugada.

Trânsito

Por causa da montagem e fechamento da via, que tem um dos maiores fluxos de veículos da capital, 146 linhas de ônibus tiveram os itinerários alterados. Nesta sexta-feira (9), serão fechadas as ruas bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá a concentração para o Galo da Madrugada.

Divulgadores do Grande Recife Consórcio de Transporte circulam por vias do Centro, com os esquemas de interdição e rotas alternativas à ponte. Coordenador de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio afirma que, para evitar desconfortos, os passageiros podem embarcar nos coletivos no mesmo lugar onde desceram.

Edição:Robson Ouro Preto