Cabeça de homem incha quatro vezes o tamanho normal, após crise de sinusite

Sinusite

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O carpinteiro Romulo Pilapil, de 56 anos de idade, vive há três anos um drama médico na cidade de Ormoc, nas Filipinas. Romulo sofre com um inchaço que fez a sua cabeça aumentar mais de quatro vezes o tamanho comum. O problema é causado por um caso grave de sinusite.

O homem, que trabalhava como carpinteiro, começou a sentir coceira nos olhos frequentemente e ficar com o nariz vermelho antes do inchaço começar.

Sem dinheiro para custear um tratamento adequado, Romulo tomou remédios anti-inflamatórios para tentar combater a infecção, mas o quadro não melhorava. O diagnóstico foi realizado por médicos, mas sem exames. A doença pode ser diagnosticada através de exames clínicos como a nasofibroscopia, que é uma varredura feita com um aparelho colocado na cavidade nasal até a laringe.

Romulo perdeu a visão devido à infecção e seus três filhos e esposa tiveram que trabalhar para sustentar a casa que ele vive. Caso não seja tratado, o quadro de Romulo pode evoluir para meningite ou até mesmo um abscesso cerebral.