Após quase oito anos, primeira unidade de complexo prisional na Mata Norte de PE é inaugurada

 Após quase oito anos, primeira unidade de complexo prisional na Mata Norte de PE é inaugurada

Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, em Pernambuco, foi inaugurada nesta segunda (8) (Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação)

Transferência de detentos de outros presídios de Pernambuco para o Centro Integrado de Ressocialização, em Itaquitinga, está prevista para fevereiro, segundo o governo estadual.

A unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), em Itaquitinga, foi entregue na manhã desta segunda-feira (8) pelo governo de Pernambuco. Iniciada em junho de 2010, a obra, que estava parada desde 2012, foi retomada em 2017 e custou aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres da administração estadual.

Inicialmente projetada para abrigar detentos em regime semiaberto, o espaço, chamado a princípio de Unidade do Regime Semiaberto (Ursa), recebeu adaptações e, após a entrega, passa a abrigar cerca de mil presos no regime fechado. De acordo com o governo do estado, a expectativa é que o processo de ocupação da primeira unidade do complexo prisional seja iniciado em fevereiro deste ano.

Os 10 hectares da Unidade I abrigam 1 mil metros quadrados de estrutura, que recebeu bloqueios de acesso para contenção dos detentos. Depois de relatos de ex-executivos da Odebrecht sobre paredes de celas com drywall, material menos rígido que a parede convencional, o governo de Pernambuco ressaltou, nesta segunda (8), a construção de paredes internas de gesso e de paredes externas de concreto.

Unidade I do Presídio de Itaquitinga tem capacidade para mil presos do regime fechado (Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação

Apesar de a obra ter sido inicialmente construída através de uma Parceria Público-Privada (PPP), o governo de Pernambuco decretou caducidade do contrato com o Consórcio SPE/Reintegra Brasil e tomou posse do empreendimento com 65% das obras concluídas. No decorrer dos processos licitatórios, a unidade I foi finalizada pelo montante de R$ 9.649.201,63.

Além das celas, a unidade comporta áreas como administração, recepção de visitantes, pavilhão para presos que exercem atividades laborais, 12 salas de aula, área jurídica e de saúde, refeitório, pavilhões de vivências coletivas, espaços para a Polícia Militar e muros com alambrados. Ainda de acordo com a administração estadual, o segundo módulo do CIR tem a mesma estrutura. A conclusão da obra está prevista para setembro de 2018.

Outros presídios

Além do CIR, em Itaquitinga, outras 2.754 vagas serão abertas no Presídio de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, que se encontra em construção. Segundo o governo, também está em andamento um edital para ampliar o Presídio de Palmares, que passará a comportar mais 532 detentos.

Edição:Robson Ouro Preto

 

 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *