Ação social leva conhecimento sobre câncer de pele para escola pública de Jaboatão

Projeto, realizado pelo Instituto ProntoPele, vai esclarecer dúvidas sobre o tipo de câncer mais comum no Brasil

Crédito: Google Imagens

O câncer de pele atinge 180 mil pessoas todos os anos no Brasil, sendo o tipo de tumor mais frequente no país e no mundo. Em um país tropical como o nosso, com alta incidência solar durante todo ano, ele é ainda mais frequente. Histórico familiar, características da pele (pele clara é mais propensa a desenvolver o câncer) e excesso de exposição solar são fatores de risco para a doença.

Por conta deste cenário preocupante, o Instituto ProntoPele realiza uma ação social no próximo sábado (30) para conscientizar alunos, pais e professores da escola municipal Marechal Costa e Silva, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. De acordo com o idealizador da ação, o médico dermatologista Sérgio Paulo, as pessoas demoram a procurar ajuda por desinformação.

“Boa parte das pessoas que tiveram câncer de pele achavam que a exposição ao sol não ia surtir efeito. Isso precisa ser combatido com informações sobre prevenção e diagnóstico precoce. Precisamos investir em educação para prevenir doenças no começo.”, enfatiza o médico.

Existem três tipos de tumor de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Os dois primeiros representam 95% do total dos casos, porém o melanoma é o mais perigoso e com maior risco de morte já que pode causar metástase.

De acordo com o Dr. Sérgio, a lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar,.

O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura. O tratamento inicial de câncer de pele consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves.

O tipo de tumor é menos importante do que seu tamanho no momento do diagnóstico para determinar o tratamento e o prognóstico.

 AÇÃO SOCIAL

A ação deste sábado é uma parceria entre o Instituto ProntoPele e a escola municipal Marechal Costa e Silva, em Jaboatão. Desde o ano passado que a instituição de ensino realiza o projeto “Ciclo de pais”, que leva profissionais de saúde, segurança e da sociedade civil para se aproximar da comunidade escolar.

Serviço:

Quando: sábado (30 de novembro), das 8h às 12h

Local: Escola Municipal Marechal Costa e Silva

Endereço: Rua Dr. Luís Regueira, S/N, Prazeres (em frente ao mercado das Mangueiras)