Abobrinhas gigantes são colhidas na escola de Fernando de Noronha

 Abobrinhas gigantes são colhidas na escola de Fernando de Noronha

As abobrinhas são grandes e pesadas (Foto: Divulgação )

Os alunos da Escola Arquipélago cuidam de uma horta

A terra fértil de Fernando de Noronha sempre apresenta surpresas gigantes. Dessa vez foi na Escola Arquipélago, onde foram colhidas abobrinhas medindo entre 23 a 38 centímetros, a maior das abobrinhas pesou cerca de um quilo, totalizando cinco quilos de alimentos colhidos.

  

As abobrinhas vão fazer aparte da merenda  (Foto: Divulgação )
As abobrinhas vão fazer aparte da merenda (Foto: Divulgação )

O plantio realizado no mês de março por estudantes do 1º ao 5º ano do regime integral da escola. Desde 2016 os estudantes têm aulas de educação ambiental uma vez por semana, realizado pela bióloga Fabiane Torres.

Toda semana os jovens são levados à horta para realizar a manutenção, adubando, regando os canteiros e retirando as ervas daninhas. O terreno foi adubado com a folha da bananeira. No espaço são cultivados coentro, cenoura, berinjela, tomate, abobrinha, pepino e melancia.

  

Os estudantes aprendem na prática  (Foto: Divulgação )
Os estudantes aprendem na prática (Foto: Divulgação )

Os alimentos são servidos na merenda dos alunos do ensino integral. São oito canteiros, distribuídos no espaço de 60 metros na Escola Arquipélago. Nos canteiros são plantados legumes e verduras.

Os jovens, que têm entre 7 e 11 anos. “Os alunos aprendem a valorização do que estão plantando e colhendo. Na medida que eles estão vendo o esforço dando resultado, ficam animados com o desenvolvimento dos alimentos. E ainda mais por aprenderem sobre a cultura orgânica, sem agrotóxico. Ajudando na conservação e prevenção do meio ambiente”, disse a educadora ambiental, Fabiane Torres.

A Escola Arquipélago conta também com o programa COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), do Mistério da Educação. Os alunos recebem apoio e orientação para fazer a horta na própria residência. “Damos as sementes e fazemos um pequeno mutirão na casa dos alunos para plantar e cuidar da horta. É um incentivo para eles cultivarem na própria residência. Eu sempre complemento com alguma teoria sobre a educação ambiental nas ações”, finalizou Fabiane.

Edição:Robson Ouro Preto

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *