A DA CURVA DA LARANJEIRA TEVE EQUIPAMENTOS ROUBADOS: Lombadas eletrônicas de Garanhuns passarão por fiscalização do IPEM

Lombada instalada nas imediações do Detran em Garanhuns
Lombada instalada nas imediações do Detran em Garanhuns

Uma criteriosa verificação em todas as lombadas eletrônicas de Garanhuns será feita até a próxima sexta-feira (15/09) pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE). As cidades de Arcoverde, Belo Jardim, Lajedo, Salgueiro e Serra Talhada também terão a mesma inspeção.

FALANDO EM LOMBADAS…..

Chamou atenção nas redes sociais o protesto feito pelo vereador Gil PM na Curva da Laranjeira, na BR-424, em Garanhuns, onde equipamentos de uma lombada eletrônica, segundo o parlamentar, foram roubados por vândalos.
Em um vídeo divulgado no Facebook, o edil xinga os marginais autores do furto e, indignado, chega a esboçar uma derrubada de um dos postes onde a lombada foi instalada. Gil foi um dos defensores da instalação da lombada no perigoso trecho e seu protesto é mais do que legítimo.
A Curva da Laranjeira, apesar da paisagem verde e bonita que a rodeia, tem sido cenário de grandes e dolorosas tragédias ao povo de Garanhuns. Muitas mães perderam seus filhos em acidentes no lúgubre local e muitos filhos ficaram órfãos e viram seus pais morrerem na sinuosa curva. A colocação de uma lombada não elimina totalmente acidentes, mas, sem dúvidas, reduzirá e muito a incidência dessa carnificina que se instalou nesse perigoso trecho da  BR-424.
Vereador ficou indignado com furto de equipamentos 
da lombada instalada na Curva da Laranjeira
VOLTANDO A INSPEÇÃO DO IPEM….
A inspeção nas lombadas de Garanhuns e das demais cidades constantes do roteiro,  tem o objetivo de verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares, de acordo com o Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014. Segundo o Instituto as avaliações serão realizadas em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista.
Caso o equipamento seja reprovado, ele terá de ser interditado, submetido a reparos e só voltará a ser liberado após outra verificação técnica. Segundo o instituto, as multas em função dos radares só possuem validade se o aparelho for verificado e aprovado pelo Ipem-PE.

O Instituto ressalta a importância de se verificar se o radar ou a lombada eletrônica estão funcionando de acordo com as regras antes do pagamento de multas de trânsito. Essa informação pode ser conferida observando o espaço destinado ao número do certificado da verificação contido na notificação. Em caso de se observar alguma irregularidade, o condutor deve entrar com um recurso junto ao órgão responsável.

O QUE RESTOU DA LOMBADA DA CURVA DA LARANJEIRA

Fotos: Gil PM

Fonte: V&C
Edição: Geibson Almeida