6 HÁBITOS QUE AJUDAM A MELHORAR A SAÚDE EMOCIONAL

Thialy G Muniz Ayres, Psicóloga Clínica
 6 HÁBITOS QUE AJUDAM A MELHORAR A SAÚDE EMOCIONAL

Hábito é tudo aquilo que você costuma fazer praticamente de forma automática. Sabe quando você costuma fazer algo diariamente que às vezes nem percebe que está fazendo, quando percebe, já fez? Isso é um hábito que você, ao longo do tempo, adquiriu e que este te faz bem de alguma forma. É, a partir disto, que te convido a conhecer alguns hábitos que podem te ajudar a manter um bom equilíbrio emocional, pois, inserindo hábitos saudáveis no nosso dia a dia, podemos prevenir doenças relacionadas ao estado emocional.

Talvez neste momento você esteja pensando que vou falar sobre hábitos que estão relacionados apenas ao seu corpo, mas, devemos lembrar sempre que somo um ser por inteiro, mente e corpo, e que você pode – e deve – praticar bons hábitos que vão servir como cuidados e prevenção de doenças relacionadas à sua saúde mental. Então vamos lá?

  • CULTIVE O PENSAMENTO POSITIVO

Ser otimista ou focar no lado positivo das coisas é um excelente exercício que, ao longo do tempo, irá te ajudar a perceber o lado bom das coisas de forma mais fácil e prática. Fazer isso te ajuda a minimizar pensamentos estressantes, destrutivos e dificuldades de lidar com problemas.

 

  • MANTENHA UM AMBIENTE ESTÁVEL EM CASA

Não apenas manter, mas perceber o ambiente que você está inserido (a) é muito importante para a sua saúde mental, pois o que acontece no meio externo, sempre vai refletir no nosso interior. Então, se você está convivendo em um local que tem estressores, abusos – emocional, mental ou físico – ou qualquer forma doentia de convivência, isso pode estar prejudicando o desenvolvimento do seu bem-estar emocional. Procure conviver em espaços que te proporcionem tranquilidade, segurança e conforto, junto a pessoas que somem com você e te permita vivenciar de forma resiliente.

 

  • CULTIVE SEU SONO

Muita gente acaba se acostumando a dormir pouco, a acordar no meio da noite e não conseguir dormir mais ou a só dormir com uso de medicação e isso não é saudável. Você deve priorizar ter uma boa noite de sono, pois é essencial para um estado mental saudável. As noites mal dormidas podem desencadear indisposição, mau humor, irritabilidade, impaciência e até baixar a imunidade. Então que tal começar a planejar suas 7 ou 8 horas de sono por dia?

 

  • MEDITAÇÃO OU ATENÇÃO PLENA

Há muitas evidências científicas que comprovam que praticar a meditação ou atenção plena (também conhecida como mindfulness) constantemente traz benefícios para nossa cognição e estado emocional. Ambos te ajudarão a se conectar mais com você e sua respiração, além de propiciar um olhar focado no presente, no momento, no aqui e agora. Essas atividades, também poderão te ajudar na tranqüilidade, ansiedade e controle emocional. Então busque se observar de forma mais ativa sem se permitir estar sempre no modo automático.

 

  • CUIDE DO SEU CORPO

Claro que eu não poderia deixar de falar também dos cuidados que você deve ter com seu corpo, pois, como já citei no começo, nós somos seres por inteiro – mente e corpo – e não tem como cuidar da saúde emocional sem cuidar do seu corpo. E, quando falo desse cuidado, posso falar de várias atividades que envolvem o autocuidado, mas, citarei aqui os mais importantes: atividade física, uma boa alimentação e respeito pelo “pedido” que seu corpo te dá. Respeitar seu corpo é parar e perceber o que ele está precisando, seja um descanso, um alongamento, uma hidratação, enfim, perceba e cuide.

 

  • SE CONECTE COM PESSOAS

Nós somos seres que necessitamos de inter-relações com os outros, seja afetiva, amorosa, amizade e companheirismo. Quando nos relacionamos com pessoas, trocamos experiências, nos divertimos, paramos de pensar um pouco nos problemas (afinal, todos nós temos não é mesmo?) e ainda ajuda a liberar vários hormônios da felicidade no corpo. Então, cultive boas amizades, esteja em relacionamentos amorosos saudáveis e se conecte com pessoas que te fazem bem.

 

Agora que você já sabe alguns hábitos de como cuidar da sua saúde emocional, basta colocar em prática, vamos lá?! Lembre-se que para desenvolver hábitos, é necessário persistência, determinação e prática! Então escolha fazer hábitos que te façam bem e que você colha bons frutos.

Se você tem dificuldade de praticar esses e outros hábitos que podem estar te proporcionando bem-estar, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda, converse com alguém que você confia e/ou busque uma ajuda profissional.

 

Texto por Thialy G Muniz Ayres, Psicóloga Clínica (CRP 02/21522)

Saiba mais em http://www.omundopsi.site.com.br

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *