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5 passos para ingressar no mundo digital

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Em meio a tantas perguntas recebidas nessas últimas semanas, decidir trazer o tema para jogo. Hoje, vamos conversar sobre alguns passos para se inserir no meio digital. O que de fato faz você ser “visto” e se destacar no mundo digital? Logo de primeira, eu quero que você guarde estas três palavras: perceber, engajar e vender; e lembre-se delas durante a leitura deste texto!

Como já conversamos algumas vezes sobre Marketing (para quem ainda não leu, acesse nossos textos anteriores), quero ir direto ao ponto. Vou deixar aqui cinco diretrizes PRÁTICAS para que você possa construir e aplicar. Tratam-se dos primeiros passos no mundo do Marketing Digital. Preparado?!

Primeiro:
COMECE COM O QUE VOCÊ TEM E COMO É VIÁVEL!

Muitas vezes deixamos de iniciar qualquer projeto que seja porque buscamos a dita “perfeição”, o que acaba sendo um sério agravante. De antemão, já digo: por mais que você busque todas as formas e maneiras de deixar tudo “perfeito”, é pouco provável que conseguirá. Isso não significa falta de capacidade, mas, sim, que sempre que você chega a um determinado objetivo, tende a querer sempre mais. Então por que não fazer isso gradativamente? Lembre-se de que você está iniciando agora e adaptações serão necessárias, logo primeiro é preciso INICIAR para entender o caminhar e aperfeiçoar com o tempo. Apenas lance-se e faça acontecer.

Segundo:
CRIE UMA MARCA E SEU CONCEITO!

Às vezes, queremos nos lançar de qualquer “jeito” no mercado, e o caminho não é bem por aí. Antes disso tudo, é importante pensar em algumas questões: Como quero ser visto? Como as pessoas poderão “confiar” no que eu vendo? O que a minha empresa representa? O que a minha marca vende? Qual o conceito da minha marca? É aí onde quero chegar. Minimamente, a sua empresa precisa passar a ideia de “credibilidade”, e é justamente aqui onde você cria o primeiro “elo” com o seu consumidor. Então elabore uma ideia visual bacana, baseada em um estudo sobre cores, junte tudo isso ao conceito da sua marca e inicie os trabalhos!

Terceiro: DEFINA SEU SEGMENTO ATUANTE E SEU PÚBLICO-ALVO!

Essa é uma das dicas mais importantes que trago hoje. Sem sombra de dúvidas, um dos maiores segredos para atingir os objetivos desejados é compreender bem em que segmento sua empresa atua e para quem ela vai oferecer seu produto/serviço. Estude também os seus concorrentes e ofereça algum diferencial para sair na frente. Entenda quem são as pessoas que consomem o que você oferece; para quem você fala (gênero, faixa etária, onde mora, renda, formação, profissão, hobbies, etc.). Direcione, fale a linguagem do seu público/persona. Ouça os seus consumidores!

Quarto: PLANEJAMENTO!

Sempre bato nessa tecla, né? Mas é que, não existe marketing sem planejamento. É através dele que são elaboradas todas as estratégias para consolidar nossas ideias e assim evitarmos o desperdício de tempo e dinheiro. Portanto, construa um planejamento viável, a partir do qual, diante das suas limitações e possibilidades iniciais, será possível executar o projeto. Para quem ainda tem dúvidas de como criar um planejamento de estratégias, é só ler os nossos textos anteriores. Lá tem tudo explicadinho.

Quinto: GERE CONTEÚDO!

Não é tão simples quanto parece, mas, com vontade, acontece. É necessário uma dedicação diária e bastante empenho para conseguir estar presente nas redes. Para ser visto, você precisa se mostrar de forma que se destaque diante do que já existe, pois a internet é uma ferramenta linda, mas também cheia de concorrência. Então é importante saber exatamente como você irá atuar e dominar muito bem o que será “oferecido”.

Estude e entenda as ferramentas em que você vai atuar para abusar delas ao seu favor. Mantenha o seu feed sempre organizado, clean e harmônico visualmente, pois ele é a sua vitrine, então capriche! Alimente suas redes/gere conteúdo variando entre textos, imagens, infográficos e vídeos relevantes que despertem a curiosidade do cliente revertendo em consumo. Tenha uma constância de conteúdo e explore a maior ferramenta de todos os tempos: os stories, que é, hoje, o nosso maior canal de venda gratuito.

Para finalizar, esteja ligado aos canais de interação com o cliente! Um cliente bem atendido torna-se um cliente fiel. O mercado do marketing é altamente mutável e se faz necessário estar sempre atento às “novas tendências” para não ficar para trás. Dedique o seu tempo ao seu negócio. Comece hoje!

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