>>O especial de hoje é sobre Garanhuns-PE<<

 >>O especial de hoje é sobre Garanhuns-PE<<

A abertura do Natal Luz de Garanhuns

A história de Garanhuns teve início na primeira metade do século XVII, sendo contemporânea às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo dos Palmares, dando início a organização de uma série de fazendas e sítios.
Em 1700 foi instalada a Capitania do Ararobá e a Freguesia de Santo Antônio do Ararobá, tendo como sede o território da fazenda do Garcia, depois Sítio Tapera, sede da capitania – e hoje Cidade de Garanhuns -, que foi adquirida através de compra pelo Tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, esposo da senhora Simoa Gomes, neta do sertanista Domingos Jorge Velho, que derrotou Zumbi na guerra dos Palmares.

Em 1756, já viúva, Simoa Gomes ratificou, através de escritura pública a doação de uma quadra das terras desmembrada do Sítio do Garcia, em benefício da Confraria das Almas, existente na matriz da Freguesia de Santo Antônio de Garanhuns, então Ararobá. Anos mais tarde, por volta de 1762, o povoado de Ararobá passou a se chamar “Povoação de Santo Antônio de Garanhuns”, esta passou a categoria de Município, por Carta Régia, de 10 de março de 1811, instalado em 13 de dezembro de 1813, passando então a se chamar Vila de Santo Antônio de Garanhuns.

Em 1878, em visita a Vila de Garanhuns, o deputado Provincial Silvino Guilherme de Barros – o Barão de Nazaré -, ficou encantado com as suas potencialidades, que ao retornar a Cidade do Recife apresentou na Assembléia Provincial, um Projeto de Lei, elevando a Vila à categoria de Cidade. Em 4 de fevereiro de 1879 foi sancionada a Lei nº 1309, elevando a Vila de Garanhuns a categoria de Cidade.

A partir de então, a jovem Cidade foi se destacando na agropecuária, com as culturas de hortaliças, algodão, café, mamona e a pecuária leiteira e de corte; e no comércio, segmentos que foram fortalecidos com a inauguração da Estação Ferroviária, em 28 de setembro de 1887. Décadas depois, a estação foi transformada em um Centro Cultural, pelo então prefeito Luiz Souto Dourado.

O primeiro governo autônomo de Garanhuns só veio se instalar em 1892, sendo eleito como primeiro prefeito do Município, o Major Antônio da Silva Souto. O século XX foi marcado por períodos de profundas crises, como em 1917, ano da histórica “Hecatombe de Garanhuns”; além disso, a Cidade viveu os tempos em que a democracia foi corrompida pelo Estado Novo de Getúlio Vargas. No entanto, o século também foi marcado por avanços significativos, sobretudo na educação, na política, na produção agropecuária, no comércio, no turismo, na prestação de serviços e no segmento de infra-estrutura, consolidando Garanhuns, como uma das mais importantes Cidades de Pernambuco.

Fonte: www.garanhuns.pe.gov.br

Edição: Geibson Almeida

 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *