Você sabe qual a importância da fisioterapia Dermato funcional em um pós operatório?

Vamos falar de pós cirúrgico? Realizei cirurgias plásticas recentemente e sempre recebo questionamentos sobre o porquê de realizar drenagens e alguns procedimentos neste pós operatório, devido a isto, convidei a Fisioterapeuta Bruna Barros para falar um pouco da importância dos tratamentos nesta etapa:

Você sabe qual a importância da fisioterapia dermato funcional em um pós Operatório?

“É bem comum, quando falamos sobre fisioterapia, que associemos a atuação desta profissão apenas a reabilitação de pacientes que sofreram lesões nas áreas de traumato e ortopedia.

A atuação do fisioterapeuta dermato funcional no pré e pós-operatório nas cirurgias plásticas surge como uma poderosa ferramenta tanto na preparação do paciente antes de ser submetido ao procedimento, como para reduzir os desconfortos pós-cirúrgicos e acelerar sua recuperação.
Entretanto, a sua abrangência vai muito além, englobando uma área de grande valor para a Cirurgia Plástica: a Fisioterapia Dermato Funcional.
Mesmo as cirurgias mais simples podem apresentar complicações. Sob este contexto, o fisioterapeuta desempenha um papel importante no pré-operatório preparando o organismo para receber o procedimento.
Por meio de técnicas manuais e estimulações com aparelhos específicos para esse tipo de fisioterapia, o organismo recebe estímulos para que absorva o impacto de uma cirurgia da melhor forma possível e otimize a recuperação do paciente para que ele retorne à sua rotina rapidamente.
Dessa forma, a fisioterapia é indicada no pré-operatório com a finalidade de:
• Preparar o organismo, promovendo uma desintoxicação geral, o que melhora a oxigenação e retorno venoso, descongestionando os vasos;
• Estimular a nutrição tecidual e, assim, reduzir a incidência de cicatrizes e aderências;
• Promover uma melhora expressiva no aspecto da pele, por meio da estimulação que revitaliza a vascularização e, consequentemente, o aporte de oxigênio local.
• Prevenir edemas e diminuir o surgimento de hematomas no pós-operatório;
• Manter a capacidade respiratória, principalmente nos procedimentos de abdominoplastia;
• Recuperar as áreas que apresentam hipoestesia, e
• Orientações gerais para um retorno breve à sua rotina.
Apesar de considerarmos períodos de recuperação específicos para cada procedimento, é natural que cada paciente apresente também seu período específico de recuperação, o qual pode ser mais rápido e confortável para alguns e mais lento e desconfortável para outros.
Seguir à risca as recomendações do seu Cirurgião Plástico após a cirurgia,aliado a estes cuidados, entra o meu papel do fisioterapeuta dermato funcional, atuando de forma a acelerar a fase de recuperação e torná-la mais confortável.
Inúmeras são as técnicas utilizadas por estes profissionais no período pós-operatório, variando conforme regiões operadas, tipo de cirurgia e características de cada paciente.
Os tecidos operados sofrem um trauma mecânico durante o procedimento cirúrgico e, por este motivo, utilizam-se também técnicas de terapia manual que reorganizam as estruturas destes tecidos, devolvendo sua flexibilidade e mobilidade, prevenindo/tratando fibroses (tecido de cicatrização endurecido nas áreas operadas) e aderências. Também são utilizadas técnicas para prevenção e tratamento de seroma (acúmulos de líquidos), hematoma (acúmulos de sangue), retrações cicatriciais (cicatrizes tensas), cicatrizes excessivas (hipertróficas e quelóides) entre outras.
É importante, ainda, sempre ser lembrado que o procedimento cirúrgico garante apenas uma parte do resultado da Cirurgia Plástica, e que para ser alcançado o melhor resultado final possível, é necessário um envolvimento total do paciente com os cuidados no pós-operatório.
Por fim, é sempre válido lembrar da importância de buscar um profissional capacitado, com formação adequada para realizar o seu procedimento e tratamento.”

Gostaram de saber mais sobre o assunto? Deixe seus comentários ou dúvidas no meu Instagram (@blogdaniguedes).

A Bruna Barros (@esteticabrunabarroslima) atende na Rua José Bonifácio, 205 – Sala 01
Empresarial Executiver Center na Torre, pelos fones: 81. 3082 4712