Vai começar o Campeonato Pernambucano 2019

Wanderson Pontes

O Portal PE News preparou um guia para que você fique por dentro do maior estadual do Nordeste

 

Por Wanderson Pontes – Recife

 

A 105ª edição do Campeonato Pernambucano de futebol inicia no dia 19 de janeiro com dois jogos e segue para seu complemento no dia seguinte. De cara a reedição da última final entre Central e Náutico que coroou o Timbu com seu 22º título, saindo de um jejum de 13 anos. O Sport segue como o maior campeão com 41 conquistas, seguido do Santa Cruz com 29 troféus.

O trio de ferro da capital pernambucana aparece como principais apostas para conquistar o estadual, mesmo após o fracasso das equipes no Brasileiro de 2018 com as permanências de Santa e Náutico na Série C e o rebaixamento do Sport para a segundona nacional.

Um novo capítulo começará para a centenária competição que tem Salgueiro e Central com os vices campeonatos de 2017 e 2018 respectivamente. Impedindo um tradicional clássico entre as equipes da capital na final e trazendo as equipes emergentes do interior para um lugar de destaque na competição.

O Pernambucano repetirá a fórmula do ano passado com apenas uma mudança que será o número de participantes que mudou de onze para dez equipes. Neste caso, não precisará mais nenhuma equipe folgar na rodada. As equipes se enfrentam apenas em jogos de ida e as oito melhores se classificam para as quartas de final que assim como no ano anterior será disputada em jogo único com mando de campo da equipe melhor classificada na tabela, as semifinais seguirá no mesmo estilo, apenas a grande final que será disputada em dois jogos. Já as duas últimas colocadas da fase inicial serão rebaixadas para a Série A2 em 2020.

O Portal PE News preparou um guia do campeonato pernambucano para mostrar como cada uma das dez equipes chegará para o estadual.

A Coruja vem para o seu terceiro ano na primeira divisão estadual e almejará chegar a um patamar ainda maior em 2019. Depois de chegar nas quartas de final no último estadual o Afogados quer conquistar uma vaga para Série D do Brasileiro e para isso contratou o experiente meia Elvis, de 33 anos, que estava Salgueiro e teve passagens por Santa Cruz, Sport, Paysandu-PA e ABC-RN.

Outro reforço da equipe estará no banco de reservas. Pedro Manta volta a comandar a equipe após conquistar a Série A2 2018 com o Petrolina. O treinador sabe das dificuldades, mas planeja montar uma equipe forte e competitiva para a disputa do estadual.

 

NOME: Afogados da Ingazeira Futebol Clube

CIDADE: Afogados da Ingazeira

ESTÁDIO: Vianão (7.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 8º Colocado (Quartas de final)

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o Petrolina, noVianão.

 

    O Mequinha chega em 2019 sob o comando do técnico Roberto de Jesus que há cinco meses acompanha as divisões de base dos estaduais nordestinos em busca de boas peças para o elenco principal que disputará o estadual. Aproximadamente trinta atletas foram selecionados e se juntaram a alguns nomes como Jackson que retorna ao clube após passagem pelo futebol português.

    O América que terá um calendário maior em 2019, pois a equipe também disputará a Série D do Brasileiro no início de maio e pretende ter uma colocação melhor que 2018, quando chegou as quartas de final, caindo diante do Central.

NOME: América Futebol Clube

CIDADE: Recife (Jogará em Paulista)

ESTÁDIO: Ademir Cunha (12.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 7º Colocado (Quartas de final)

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o Santa Cruz, no Arruda.

 

    O atual vice-campeão terá 2019 um ano especial, já que o alvinegro completará 100 anos de fundação e terá a missão de voltar a decidir o estadual e quem sabe até conquistar o primeiro título no ano do centenário. Para isso a Patativa vai apostar em um estrangeiro, com a saída do atacante Anderson Lessa, chega o argentino Mazzolatti que estava no San Luís de Quillota-CHI e teve passagens Gimnasia Esgrima-ARG, Deportes Iquique-CHI e Atlético Paraná-ARG.

    No comando de Estevam Soares, alguns remanescentes do vice do ano passado continuam no clube como o volante Eduardo Erê e os meio campistas Edson Magal e Fernando Pires. Outra chegada importante para o setor criativo da equipe será o meia Renan Teixeira, de 33 anos, campeão da Libertadores e do mundial pelo São Paulo em 2005, e já defendeu clubes como Cruzeiro, Vitória-BA, Atlético-MG, Guarani-SP, Atlético-PR, Sport, Portuguesa-SP, São Bento-SP, Tupi-MG e esteve nas últimas duas temporadas no Joinville-SC.

NOME: Central Sport Club

CIDADE: Caruaru

ESTÁDIO: Lacerdão (20.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 2º Colocado (Vice campeão)

ESTREIA: Sábado, dia 19/01 às 16hs contra o Náutico, no Lacerdão.

 

    O Flamengo de Arcoverde vem para fazer uma temporada melhor que a do ano passado. Depois de quase ser rebaixado para a Série A2 no Pernambucano e de ficar na última posição do Grupo na Série D do Brasileiro. A Fera Sertaneja rubro-negra tem como sua primeira meta a permanência na primeira divisão do estadual e para isso trouxe alguns reforços pontuais para conquistar objetivos maiores em 2019.

    O atacante Jonatas Gomes volta à equipe para mais uma temporada e será o responsável pelo ataque da equipe que também terá o atacante Rogerinho, de 22 anos, que vem como empréstimo do Náutico até o fim do estadual. Na zaga o capitão será Alaf que disputou o último estadual e fará sua quarta passagem pelo clube.

NOME: Flamengo Sport Club de Arcoverde

CIDADE: Arcoverde

ESTÁDIO: Áureo Bradley (6.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 9º Colocado

ESTREIA: Sábado, dia 19/01 às 16hs contra o Sport, na Ilha do Retiro.

 

    O atual campeão vem de um ano conturbado. Depois da alegria de conquistar o estadual e encerrar um jejum de 13 anos, o Timbu não conseguiu o acesso à série B no Brasileiro e permanecerá na Terceira divisão em 2019. E para fazer um ano mais tranquilo, o alvirrubro vai em busca do Bicampeonato. Com o comando do técnico Márcio Goiano, o Náutico trouxe o meia-atacante Fábio Matos, o zagueiro Diego Silva, o meia Allan Patrick, o argentino Nahuel Cisneros e o atacante Matheus Carvalho.

    A principal contratação será no ataque com o experiente atacante Jorge Henrique que volta ao clube que o revelou em 2003. O rodado e multicampeão volta a equipe com contrato até o final da Série C e será o responsável em comandar a equipe em campo. Jorge Henrique, de 36 anos, já foi campeão da Copa do Brasil, do Brasileiro, da Libertadores e do Mundial com o Corinthians-SP. Também teve passagens pelo Botafogo-RJ, Internacional-RS, Vasco-RJ, Santa Cruz-PE, Santo André-SP, Ceará-CE e Athletico-PR. O atleta estava no Figueirense-SC desde 2017. O Náutico estreia contra o Central, mas antes, dia 15/01 às 21h30, tem o Fortaleza-CE em casa na estreia da equipe na Copa do Nordeste 2019.

NOME: Clube Náutico Capibaribe

CIDADE: Recife

ESTÁDIO: Aflitos (19.600 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 1º Colocado (Campeão)

ESTREIA: Sábado, dia 19/01 às 16hs contra o Central, no Lacerdão.

 

    A Fera Sertaneja volta à elite de Pernambuco após cinco anos na Série A2, no qual foi campeão em 2018. O retorno do Tigre faz com que a equipe tenha como principal objetivo a permanência na primeira divisão. Com a ida do técnico Pedro Manta para o Afogados, o clube trouxe o técnico Alberto Lima. Em campo, as renovações do goleiro Diego, o zagueiro Jeferson Bezerra e o atacante Jonas Rei e as contratações de Bibi e Jeferson Marcelo que se destacaram pelo Porto na conquista do Pernambucano sub-20.

    Com um plantel de 28 atletas sendo eles: 12 reforços e 16 remanescentes do título da Série A2, o Petrolina que quase desistiu de jogar o estadual por razão de um déficit de 70 mil reais, mas após um acordo com a prefeitura local o clube jogará o Pernambucano, sendo a última equipe a iniciar sua pré-temporada.

NOME: Petrolina Social Futebol Clube

CIDADE: Petrolina

ESTÁDIO: Paulo Coelho (5.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: Campeão da Série A2

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o Afogados, no Vianão.

 

    O Carcará do Sertão inicia 2019 bem abaixo, após o rebaixamento na Série C do Brasileiro e um campeonato Pernambucano razoável. A equipe luta para se reabilitar e voltar a decidir um estadual como fez em 2015 e 2017. Com Sérgio China no comando novamente, o Salgueiro terá um elenco bem diferente do ano passado e buscará tomar novos rumos em 2019.

    Com um plantel de 28 jogadores, sendo 6 vindos da base do Carcará que busca uma solução dentro de casa, na base da equipe. Outros 15 reforços foram pontuais na montagem do elenco. Destaque para o atacante Thomas Anderson e o lateral esquerdo Léo Carioca, ex-Treze-PB. O Salgueiro estreia dia 20/01 contra o Vitória-PE, mas antes no dia 17/01 às 20h, estreia contra o Confiança-SE na Copa do Nordeste 2019, em Aracajú-SE.

NOME: Salgueiro Atlético Clube

CIDADE: Salgueiro

ESTÁDIO: Cornélio de Barros (12.070 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 4º Colocado (Semifinal)

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o Vitória, no Cornélio de Barros.

 

    Depois de um ano ruim, o Santa busca um ano melhor em 2019. Após os fracassos no estadual, Copa do Nordeste e de não conseguir o acesso à Série B no Brasileiro, a equipe mudou de treinador e terá Leston Júnior no comando. Como uma grande força, o Santa entra como um dos favoritos apesar do momento e espera voltar a conquistar o estadual, após dois anos.

    Para isso foram contratados o atacante Jô, que estava no Londrina-PR, o zagueiro William  que estava no Goías. O Tricolor trouxe ainda: o goleiro Anderson, o zagueiro Vitão, os laterais direitos Cesinha e Marcos Martins, os laterais esquerdos Bruno Ré e Raphael Soares, os volantes Diego Lorenzi e Lucas Gonçalves, os meio-campistas Allan Dias e Luiz Felipe e o atacante Neto Costa. Mas o principal reforço foi a renovação do atacante Pipico, que foi o homem-gol do clube na Série C do ano passado. Outra conquista importante foi fora dos gramados com a inauguração do primeiro campo do CT Ninho das Cobras que dará um descanso merecido ao gramado do Arruda em dias de treinos. O Santa estreia no dia 20/01 contra o América, mas antes tem a estreia na Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB, no dia 15/01 às 21h30, em João Pessoa-PB.

NOME: Santa Cruz Futebol Clube

CIDADE: Recife

ESTÁDIO: Arruda (60.044 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 6º Colocado (Quartas de Final)

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o América, no Arruda.

 

    O Leão começa o ano bem abaixo, após o rebaixamento para segunda divisão no Brasileiro. A equipe quer voltar a conquistar o estadual e aumentar ainda mais sua galeria, já que é o maior campeão estadual no estado. Milton Mendes sai e entra Milton Cruz no comando da equipe que é uma das favoritas ao título, mesmo estando abaixo dos anos anteriores.

    Apenas nove jogadores permanecem da equipe do ano passado com destaque para o zagueiro Ronaldo Alves e o atacante Hernane Brocador. Chegaram os O zagueiro Walber, ex-Botafogo-PB, o lateral-direito Norberto, ex-América-MG, o meia Leandrinho e o atacante Ezequiel, ex-Botafogo, e o atacante Alisson Farias, ex-Coritiba. O principal objetivo do presidente Milton Bivar é promover os garotos da base do Leão e criar novas estrelas no Leão.

NOME: Sport Club do Recife

CIDADE: Recife

ESTÁDIO: Ilha do Retiro (30.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 3º Colocado (Semifinal)

ESTREIA: Sábado, dia 19/01 às 16hs contra o Flamengo, na Ilha do Retiro.

 

    O Tricolor das Tabocas chega em 2019 com um calendário mais cheio que no ano passado, já que também disputará a Série D do Brasileiro. Mas, antes tem o Pernambucano que começa no dia 20/01 para o tricolor que não utilizará o Carneirão novamente por não ter condições de uso e jogará na Arena Pernambuco assim como no ano passado.

    Em campo sua principal contratação foi o atacante Gilmar, ex-Náutico que acertou com o clube de Santo Antão e será a grande estrela do elenco. O técnico Fernando Alcântara também terá os reforços do atacante Val e do meia Souza, ex-Rio Branco-AC, além do lateral esquerdo Léo Bahia, ex-Audax-SP.

NOME: Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas

CIDADE: Vitória de Santo Antão (Jogará em São Lourenço da Mata)

ESTÁDIO: Arena Pernambuco (45.000 torcedores)

COLOCAÇÃO EM 2018: 5º Colocado (Quartas de Final)

ESTREIA: Domingo, dia 20/01 às 16hs contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros.