Seminário discute controle interno nacional

 Seminário discute controle interno nacional

Cerca de 200 pessoas participaram do “I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci”, realizado nesta sexta-feira, dia 10, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). “Observatório da Despesa Pública e IA-CM: modelos de atuação e fortalecimento do controle interno” foi o tema central do evento, aberto pela secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet.

Na composição da mesa, junto com a secretária, estavam o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco (CGU-PE), Fábio Araújo; o gerente de Relações Institucionais da Controladoria Geral do Recife (CGM-Recife), Roberto Albuquerque; a gerente de Controle Interno do TCE-PE, Glória Correa Santos; e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Germana Galvão. Também presente no evento, o secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho.

Fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial, o seminário vem percorrendo algumas capitais do País. A edição em solo pernambucano foi organizada pela Escola de Controle Interno (ECI/SCGE). “Ao trazer este seminário para Pernambuco, nossa intenção foi a de aprimorar ainda mais o desempenho organizacional e de governança do Poder Executivo Estadual e das instituições que já são nossas parceiras”, destacou a secretária.

Ela enfatizou, também, que para se atingir resultados favoráveis em qualquer organização ações de controle interno são ferramentas fundamentais. “Na administração pública, esse mecanismo previne erros, fraudes e desperdícios, contribuindo para que o Estado se torne cada vez mais econômico, efetivo, eficiente e transparente. Com uma gestão adequada dos recursos públicos, conseguimos atingir metas e atender a população com serviços de qualidade”, ressaltou.

No período da manhã, a programação teve início com a palestra de Rodrigo Dutra, do Conaci, que abordou o tema “IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna): a implementação do modelo em Santa Catarina e a experiência do governo indonésio”. Na sequência, Lúcio Pinho, também do Conaci, falou sobre “Impactos estratégicos da auditoria interna para a gestão”.

À tarde, Cleomar Viana Batista, da CGU, apresentou o tema “Rede do Observatório de Despesa Pública (ODP): metodologia e atuação”. Depois, Taciana Amorim e Hugo Santiago, ambos da SCGE, falaram sobre ODP Pernambuco: agente fortalecedor das macrofunções do Controle Interno”. E, encerrando a programação, Caio Augusto, da ODP Recife, apresentou a experiência do observatório na Prefeitura do Recife.

ESTRUTURA – A recepção dos participantes do “I Seminário de Controle Interno – Control/Conacifoi feita por alunos do 3º ano do ensino médio, que fazem o curso de Eventos, na Modalidade Integral, da Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, em Camaragibe. Ouras duas estudantes da equipe atuaram como mestres de cerimônia.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *