Semana da Amamentação

Fortaleza (CE) – Entre os dias 1º e 7 de agosto, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com uma programação que reúne 108 atividades. A SMAM é realizada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação. O tema deste ano é “Amamentação é a base da vida”.

Na MEAC, o Banco de Leite Humano (BLH) incentiva e promove o aleitamento materno por meio de diversas ações, como assistência às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades em amamentação; controle de qualidade do leite humano ordenhado; treinamento e capacitação de profissionais da saúde; e pesquisas científicas na área. Mensalmente, o BLH atende cerca de 200 mães para doações e orientações.

Uma das beneficiadas é Josy Lima, de 33 anos. A consultora de vendas é mãe de primeira viagem de Mariana. Ela procurou o BLH porque apresentou mastite (inflamação da mama) após 20 dias do parto e sentia que sua filha estava mamando com dificuldade. “Procurei a MEAC porque entendo que a criança que mama cresce mais saudável. Não queria privar o meu bebê disso”.

Além das usuárias da MEAC, gestantes, puérperas e acompanhantes podem participar das atividades abertas ao público na SMAM. A abertura oficial da Semana será no dia 1º de agosto, às 8h, no refeitório da Maternidade-Escola. Confira a programação completa aqui.

Doações ao Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano da MEAC precisa de doações de leite e de frascos de vidro para armazená-lo. A Maternidade dispõe de motorista para a coleta do leite em domicílio, que é organizada conforme a disposição dos bairros por regional, diariamente, nos turnos manhã e tarde, de segunda-feira à sexta-feira. “Também aceitamos doações de frascos de vidro com tampa plástica de boca larga, pode ser de café solúvel ou maionese, de preferência nos tamanhos médio e pequeno”, acrescenta Janaina Landim de Sousa, responsável pelo Banco de Leite Humano. Para saber mais, entre em contato com o BLH pelo número: (85) 3366.8509.

– Como preparar o frasco para coletar o leite humano?

* Inicialmente escolha um frasco de vidro com tampa plástica de boca larga, pode ser de café solúvel ou maionese;

* Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

* Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 a 20 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

* Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

* Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

* Você poderá usar quando estiver seco.

– Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?

* O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias;

* Ao retirar o leite, é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados: escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; lave mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. As mamas precisam ser lavadas apenas com água antes da coleta de leite materno.

– Como retirar o leite humano (ordenhar)?

* Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas;

* Massageie as mamas com as polpas dos dedos começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda a mama;

* Coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola;

* Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;

* Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco;

* Se você estiver com dificuldade de retirar seu leite, procure apoio no Banco de Leite Humano.

– Como armazenar o leite retirado para doação?

* O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado;

* Entre em contato com o BLH para realizar a coleta em seu domicílio.

SERVIÇO:

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand

Quando? 1º de agosto de 2018

Onde? Refeitório da MEAC – Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo

Horário? A partir das 8h

Confira a programação completa da SMAM na MEAC aqui.

 

Edição: Robson Ouro Preto