Reeducação alimentar já!

Está cansado de seguir “dietas” que te garante resultados milagrosos e viver nessa vida do vai e volta? Do reganho de peso constante que te aflige e angustia? do efeito “sanfona? Vem que vou te ajudar a entender novas Estratégias Nutricionais com técnicas e ferramentas do Coaching, desmistificando crenças limitantes e transformando vidas.

Confira até o final desta matéria o real motivo que você sempre andou de galho em galho e ainda não encontrou a chave para o sucesso ou a resposta para seus questionamentos.

Ainda não encontrou o segredo para o emagrecimento, hipertrofia muscular ou até mesmo para manter a constância em uma alimentação saudável e equilibrada. Sempre acontece as recaídas, os altos e baixos e aquele sentimento de culpa ao comer? Precisamos resgatar primeiramente os sinais interiorizados com técnicas do autoconhecimento e da autoaceitação para podermos olhar os alimentos com uma visão direcionada aos sentimentos e ao controle emocional que eles podem nos trazer em beneficio ao tratamento, mostrando ao paciente que comida não está associada à repressão e sim liberdade de escolhas inteligentes e prazerosas.

Dietas da “Moda” não funcionam! O que trabalhamos são comportamentos alimentares e emocionais com hábitos alimentares saudáveis e um novo estilo de vida partido da sua autoaceitação, chegando ao objetivo desejado sem provocar danos à saúde fisiológica e emocional. A perda de peso é apenas uma consequência dos seus atos desenvolvidos em todo o processo da reeducação alimentar. Hoje em dia as pessoas querem ser emagrecidas e não emagrecer.

Muitas vezes os desejos são incontroláveis e eles vem à cabeça para nos provocar e nos tentar. Se nós não formos fortes o suficiente acabamos cedendo a ele, e talvez nos frutando também. Iniciar uma dieta, por exemplo, não é uma das melhores coisas na primeira semana, mas entendendo que aquilo é necessário e ir quebrando os seus limites pouco a pouco é o começo que muita gente larga pra trás, sobretudo porque requer mudança de hábitos alimentares e é aí que o trabalho do Coaching entra em ação, através da estruturação processual que ajudará a alcançar objetivos a longo prazo. O coaching é uma alternativa para quem quer, verdadeiramente, fazer uma jornada de autoconhecimento, focada no positivismo, no presente e no futuro, na solução e, principalmente, na ação. É uma excelente oportunidade para aprender uma real e plena transformação de comprometimento chegando ao objetivo desejado.

Tentar uma dieta radical na sua vida não é o caminho certo para uma mudança real. A mudança tem que ser profunda e deve ser algo que esteja ao seu alcance fazendo-o enxergar que embora haja “fugidinhas” no início, o objetivo se manterá forte e é totalmente alcançável, isso se chama de reeducação alimentar por toda uma vida, onde seus neurônios estão sendo disparado o tempo todo em sua mente e os pensamentos vão moldando quem você se tornará durante todo o processo das estratégias nutricionais aplicada para uma reeducação alimentar aliada a técnicas e ferramentas do Coaching.

Atingir o melhor resultado no tratamento nutricional de um paciente é uma meta contínua a ser trabalhada por um nutricionista. Hoje em dia a diversidade de informações no mundo da “Pseudociência” como sites, blogs, Facebook, Instagram, em vez de esclarecer pode confundir as pessoas. Leigos divulgam no seu cotidiano diários alimentares, dietas, dicas sem fundamentos científicos, gerando a esses leitores angústias, desmotivações, pois prometem resultados milagrosos. Portanto, saber lidar, escutar, gerenciar as motivações do paciente, distinguir as aprendizagens, são competências que precisam ser agregadas dentro das consultas e estratégias nutricionais atualmente. O Coaching pode ajudar no sentido de saber como impulsionar as pessoas para renovar os comportamentos, mudanças de pensamentos e comportamento do paciente, otimizando os resultados de uma consulta e adesão significativa ao tratamento nutricional. O processo de Coach é essencialmente uma conversa, um diálogo num contexto produtivo e orientado a resultados reais, visando a desenvolver competências encorajadoras que enxergue as situações por novos ângulos e por meios de definições de metas. Para tanto usar técnicas e perguntas, provocando novos pensamentos, desafios e descobertas.
O Coach aplicado a Nutrição é um processo que atua nas causas para transformar comportamentos, gerando maior equilíbrio alimentar com técnicas aplicadas para aqueles pacientes que em busca do bem-estar físico e emocional pretende ter uma melhor relação com a comida. Sabemos que hoje a questão alimentar envolve muitos fatores que vão além do simples ato de comer, envolve vida social, relacionamentos e diversão, o que torna a mudança do comportamento alimentar muito desafiador. O Coach nutricional entra como forte aliado nesse processo utilizando fortes técnicas e ferramentas poderosas que geram no paciente um profundo autoconhecimento, oportunizando a ele identificar bloqueios que impedem a transformação do comportamento alimentar, onde muitas vezes confunde os sentimentos e acaba descontando suas emoções na alimentação, sendo possível identificar essas emoções e fortalecer a capacidade de lidar com elas. O paciente em tratamento nutricional aliado ao processo de Coaching ganha foco, atitude, resultados e poder. Mesmo sabendo que devem se alimentar bem, o que é e o que não é correto e saudável, muitas vezes, o difícil é saber como fazer, como mudar o hábito, como manter a constância, com clareza do que deve ser feito para se chegar aonde quer.

Mayhara Pires é nutricionista, especialista nas áreas clínica e esportiva. É Nutri Coach em emagrecimento, Saúde da Família, professora em nutrição e dietética. Instagram: @mayharapires

 

Por Mayhara Pires