Recordista de votos, João Campos será rosto do clã Arraes em Brasília

 Recordista de votos, João Campos será rosto do clã Arraes em Brasília

Marília Arraes, que guarda suas divergências com a família, foi a segunda mais votada
Esmagadora. Assim se pode definir a votação conquistada por João Campos, filho e herdeiro político de Eduardo Campos, na disputa por uma cadeira de deputado federal. O candidato de 24 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) somou 460.379* votos – 10,63% dos válidos – e se tornou o mais votado da história do estado, superando marcas estabelecidas pela sua família: Miguel Arraes, seu bisavô, foi eleito em 1998 com 339.158 votos, um recorde superado doze anos depois pela filha Ana, que foi votada por 387.581 pernambucanos.
Mas João não será o único representante do clã Arraes em Brasília. Também com votação expressiva, Marília Arraes, do Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. A vereadora de 34 anos foi a escolha de quase 200 mil eleitores, o que representa 4,46% dos votos válidos. É a única mulher eleita pelo estado para a próxima legislatura. Apesar do laço familiar, ela e João têm atuado em polos opostos – a poucos dias da votação, a candidata inclusive declarou apoio ao PSOL na disputa pelo governo de Pernambuco.

Renovação…

Os dois fazem parte do grupo de treze deputados pernambucanos que não estiveram na última legislatura da Câmara. Entre os nomes, algumas novidades absolutas, como Túlio Gadelha (PDT), de 30 anos, conhecido por namorar a apresentadora Fátima Bernardes, que somou mais de 75 mil votos. Carlos Veras, do PT, também será um rosto novo no Congresso. Aos 37 anos de idade, o ex-presidente da CUT também bateu a barreira dos 70 mil votos. Outra novidade é o jornalista Fernando Rodolfo, de 34 anos, membro do PHS.
A maior parcela desse grupo, no entanto, é de políticos que já tiveram a oportunidade de sentar em uma cadeira do Congresso Nacional. Maior exemplo é Luciano Bivar, único deputado eleito pelo PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro disputa a presidência. O empresário teve mais de 118 mil votos. André Ferreira e Sílvio Costa Filho, por sua vez, deixarão a Assembleia Legislativa do Estado para assumir o novo mandato em Brasília.

… e continuidade

A outra metade dos deputados escolhidos por Pernambuco é composta por nomes que conquistaram neste domingo a reeleição. As votações mais vultosas foram obtidas por Sebastião Oliveira (PR), Pastor Eurico (Patriota), Eduardo da Fonte (PP) e Felipe Carreras (PSB), que é do partido que terá a maior bancada de Pernambuco em Brasília nos próximos quatro anos. Além dele e de João Campos, foram mais três deputados eleitos: Gonzaga Patriota, Danilo Cabral e Tadeu Alencar. Os socialistas também elegeram a maior bancada em 2014, mas tinham três deputados a mais – um deles, o Pastor Eurico, está reeleito, mas agora é filiado ao Patriotas.

Bancada evangélica

Se em 2014 os evangélicos de Pernambuco conseguiram eleger apenas um representante, esse número subiu para três nas eleições deste domingo. Além do Pastor Eurico e de André Ferreira (PSC), o grupo também contará com a atuação do Bispo Ossésio, do PRB, para defender suas pautas.
*O número de votos é o divulgado na última atualização da apuração do Tribunal Regional Eleitoral, às 23h22.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *