Projeto Olha! Recife apresenta roteiro especial sobre a Revolução Pernambucana

Forte das Cinco Pontas é um dos pontos que serão visitados pelo Olha! Recife especial, em comemoração à Revolução de 1817 (Foto: Divulgação/PCR)
Forte das Cinco Pontas é um dos pontos que serão visitados pelo Olha! Recife especial, em comemoração à Revolução de 1817 (Foto: Divulgação/PCR)

 Em homenagem à Revolução de 1817, comemorada no dia 6 de março com o feriado da Data Magna de Pernambuco, o projeto Olha! Recife vai levar os pernambucanos para passeios baseados no marco histórico. Neste sábado (3), no domingo (4) e na quarta-feira (7), os inscritos vão passear por locais que marcaram a revolução e aprofundar-se na história de Pernambuco.

O último roteiro contempla também as mulheres que fizeram parte da história de Pernambuco e do Brasil. Os passeios acontecem a pé e de ônibus. A ação é promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Neste sábado (3), o passeio é realizado de ônibus e passa por locais onde ocorreram fatos marcantes para o início, o curso e o fim da revolução. Entre eles estão os fortes do Brum e das Cinco Pontas. O encontro para este roteiro será na Praça do Arsenal, na área central do Recife, às 14h.

No dia seguinte, no domingo (4), o roteiro será feito a pé. Os inscritos no programa vão caminhar pelas ruas da área central da capital pernambucana e conhecer alguns cenários da revolução, através do projeto História nas Paredes. O roteiro será sinalizado por placas e têm início às 9h, na Praça do Arsenal.

A Rua da Guia faz parte de passeio em homenagem à mulheres importantes para a história de Pernambuco (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Rua da Guia faz parte de passeio em homenagem à mulheres importantes para a história de Pernambuco (Foto: Reprodução/Google Street View)

O último dia da progamação, a quarta-feira (7), homenageia o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Nesse roteiro, os participantes do Olha! Recife vão caminhar por ruas, praças e edificações que ganharam o nome de mulheres impotantes para a história do Recife e do Brasil.

Entre as homenageadas do passeio estão Cristina Tavares, Dona Maria César, Dona Santa e Clarice Lispector. O encontro dos participantes acontece na Praça do Arsenal, às 14h.

Para se inscrever nos três passeios, os interessados devem acessar o site do Olha! Recife. Para os três passeios, o projeto pede que cada participante doe um quilo de alimento não perecível. Ao final das ações, os alimentos arrecadados serão doados para organizações não governamentais da cidade.

Serviço

  • Olha! Recife de Ônibus – sábado (3), às 14h, na Praça do Arsenal da Marinho (Centro de Informações Turísticas)
  • Olha! Recife a Pé – domingo (4), às 9h, na Praça do Arsenal da Marinha (Centro de Informações Turísticas)
  • Olha! Recife a Pé – quarta-feira (7), às 14h, na Praça do Arsenal da Marinha (Centro de Informações Turísticas)

Fonte:  G1

Edição: Geibson Almeida