Projeto Golfinho Rotador integra ação nacional em defesa da biodiversidade

Uma ação envolvendo 14 projetos focados na conservação ambiental em várias regiões do Brasil celebrará, em 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade. Juntos pela Biodiversidade é o tema da mobilização realizada pelo Projeto Golfinho Rotador e mais 13 projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Toninhas, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.

Os vídeos serão veiculados a partir das 8h30, da quarta (22), e abordam curiosidades, status de conservação, principais ameaças e as perspectivas dos 14 projetos. A ideia é utilizar as redes sociais desses projetos para sensibilizar as pessoas, mostrando o que cada um deles faz em prol da conservação da diversidade biológica no País.

Em vídeos curtos, os pesquisadores falarão sobre as espécies ou ecossistemas com que atuam. Ao final, convidam o próximo projeto da lista para descrever suas ações em defesa da biodiversidade, estabelecendo um link entre cada uma das 14 instituições envolvidas. A hashtag #JuntospelaBiodiversidade estabelecerá a convergência dos projetos de conservação para as ações de manutenção da diversidade biológica no planeta.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado em 2000 pelas Nações Unidas e é alusivo à data da assinatura da Convenção sobre Diversidade Biológica, em 22 de maio de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Este ano, as Nações Unidas estabeleceram para a celebração o tema “Nossa Biodiversidade, Nosso Alimento, Nosso Saúde.”

O Brasil, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Essa abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do planeta, encontradas em terra e na água.

Um desses biomas, a floresta amazônica, se constitui na maior floresta tropical úmida do mundo. O Pantanal é maior planície inundável. O Cerrado reúne vastas savanas e bosques. A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, é composta por florestas semiáridas. O Brasil possui ainda uma costa marinha de 3,5 milhões km² que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

O Projeto Golfinho Rotador realiza há 28 anos em Fernando de Noronha pesquisas sobre o golfinho-rotador, mamífero aquático que utiliza a ilha para descanso, reprodução e cuidado com os filhotes. Além do monitoramento diário da espécie, desenvolve com os moradores e o trade turístico atividades de educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade.

Entre 2019 e 2020, graças à renovação do patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está ampliando sua área de abrangência para o continente com ações em Pernambuco (municípios de Tamandaré e Ipojuca) e Rio Grande do Norte (Tibau do Sul e Areia Branca)

Mais informações: (81) 3619-1295 e (81) 99103-3929