Livro de João Bosco Tenório será lançado hoje

 Livro de João Bosco Tenório será lançado hoje

João Bosco Tenório/Divulgação

Hoje, a partir das 17h30, no restaurante Douro Inn, no RioMar, o advogado João Bosco Tenório lança o livro Caminhando e Contando, com observações sobre vários países que visitou. Leiam o belo Prefácio assinado por Sebastião Nery, que vem participar do evento.
 
“Em 1958 um rio da história correu pelo Brasil. Juscelino era Presidente e Celso Furtado criava a SUDENE com Romulo Almeida.
Os dois não sabiam que começava ali um novo capítulo da história nacional.
Getúlio, eleito Presidente em 1950, convocara o economista baiano Romulo Almeida, secretario de Planejamento do governador da Bahia Antonio Balbino, com a missão de construir um novo caminho para a economia nacional, assessorado pelos economistas Roberto Campos, Jesus Soares Pereira, Ottolmy Strauch, Cleantho de Paiva Leite, Juvenal Osório, Roland Corbisier, Hélio Jaguaribe, reunidos no ISEB, (Instituto Superior de Estudos Brasileiros).
Dela nasceram o BNDES, o Banco do Nordeste. Dois anos depois, em
1958, Juscelino eleito presidente, o convocado foi Celso Furtado, e criaram a SUDENE a partir de uma reunião em Garanhuns. Uma vez por mês, Celso e Romulo se reuniam em Salvador convocando amigos e assessores para ampliarem aliados e liderados. Como assessor do Romulo, acabei criando o Jornal da Semana e me elegendo Deputado na Assembleia da Bahia.
Numa dessas reuniões, conheci em Recife o brilhante líder estudantil João
Bosco Tenório Galvão, cassado da Faculdade de Direito de Recife, e eleito vereador. Aos poucos a SUDENE ia reunindo em torno de si uma gama enorme de jovens lideranças que lá iam discutir os problemas de Pernambuco e do pais com as mais diversas posições políticas e ideológicas. Por exemplo: o governador Moura Cavalcante e seu chefe de gabinete Júlio Araújo, o líder estudantil de Natal Sileno Ribeiro, os jornalistas Anchieta Hélcias e Ângelo Castelo Branco. A partir dai, logo Bosco assumiu uma ativa liderança em toda a Universidade e em vários estados.
Este livro é um poderoso depoimento de alguém que soube fazer a hora e não esperou acontecer. Capitulo a capitulo Bosco vai evocando fatos que viveu e situações do seu tempo. Por exemplo:
“A Primavera de Praga”
“A UNICAP e 1968”
“Abaixo da Linha do Equador”
“Alegria, Alegria”
“Amizades que Peduram”
“Antonio Correa de Oliveira Andrade Filho”
“Atenas e Jerusalém”
“Azar do México”
“Che Guevara – O Cupido do Caribe”
“Chuva em Amã”
Leiam esse livro. Não é todo dia que se encontra um texto tão claro e tão interessante.”
 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *