Gabinete Português de Leitura recebe lançamento de livro de contos do autor Cleyton Cabral

“Planta Baixa” é um diagrama dos relacionamentos ambientados
nos cômodos de uma casa

 

O livro de contos Planta Baixa, do escritor pernambucano Cleyton Cabral, com selo da Editora Patuá, será lançado nesta sexta-feira (15 de março), a partir das 19 horas, no Gabinete Português de Leitura, localizado no Bairro de Santo Antônio, região central do Recife. A obra apresenta histórias a partir do desenho de uma construção residencial com jardim, varanda, sala, quarto, cozinha e banheiro, que vão se juntando e formando uma unidade de sensações específicas para cada cômodo dessa casa imaginária. De forma engenhosa, os contos se adensam conforme os ambientes explorados.

 

No jardim, estão as histórias mais leves, com o olhar, por vezes, infantil sobre o mundo. Na varanda, os personagens são pré-adolescentes. “Toda vez que Aninha passa, meu negocinho cresce”, diz determinado trecho. Na sala, as pessoas são apresentadas de forma mais densas. Entrando no quarto, as emoções vão se intensificando e aumentando o clima íntimo.

 

Muitos pelo viés sensual, como no conto Caspas, que apresenta um jogo amoroso durante um jantar. Mas não apenas o aspecto sexual está presente. Carta para papai Noel, por exemplo, é sobre a mulher que fica esperando o bom velhinho para ter um final de ano mais feliz no barraco onde mora com a família. A cozinha mostra os personagens transitórios e complexos. Já no encerramento do livro, o banheiro representa justamente os textos mais obscenos da obra.

 

Alguns textos são curtos ou curtíssimos, de apenas três palavras, tiradas rápidas de assuntos corriqueiros. É o homem que tem desejo pela secretária eletrônica ou o amor de uma mulher pelo marido presidiário. Esse último, escrito sem pontuação. O livro é muito sobre os relacionamentos que vêm e vão, na mesma velocidade de um shift + delete.

 

As histórias refletem, sobretudo, as cenas cotidianas, emoções, sentimentos e descobertas, através da matéria-prima trabalhada tão bem: a palavra. Isso tudo com enredos rápidos em primeira pessoa, por um narrador flutuante, que fala olhando para frente. Assim como um ator voltado para a plateia.

 

 

Editora Patuá

 

Editora Patuá é uma alternativa no mercado editorial: com o objetivo principal de publicar bons autores que ainda não encontraram espaço nas grandes editoras, mas que também não desejam pagar pela edição da própria obra, pretende apresentar ao público livros com excelente qualidade gráfica e, sobretudo, literária. A editora iniciou as atividades editoriais em fevereiro de 2011 e, após sete anos de muito trabalho e mais de 650 títulos publicados, se estabeleceu como uma das principais editoras independentes do país. Conquistou três vezes o Prêmio São Paulo de Literatura, duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Açorianos, além de deixar autores e autoras finalistas e semifinalistas dos principais prêmios literários do país, incluindo os Prêmios São Paulo de Literatura, Prêmio Rio e Prêmio Jabuti.

 

 

Serviço

Lançamento do livro de contos “Planta Baixa”, com a presença do autor Cleyton Cabral.

15 de março (sexta-feira), a partir das 19h, no Gabinete Português de Leitura

Rua do Imperador II, 290 – Santo Antônio – Recife.

Valor do livro: R$ 40,00

www.cleytoncabral.com