Festas de Carnaval recebem fiscalização de arquitetura

crédito das imagens é CAU/PE/Divulgação

Pela primeira vez, programa verifica projetos em grandes agremiações

Ao longo do mês de fevereiro, equipes de fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) promovem visitas a instalações de festas de Carnaval, no Recife e em Olinda. Para garantir mais segurança aos foliões são verificados detalhes técnicos dos projetos, entre eles a possibilidade de exercício ilegal ou irregular da profissão.

O espaço da festa Carvalheira na Ladeira foi fiscalizado ontem de manhã  (19). Na ocasião, foram verificados estrutura e documentação legal, constatando estar tudo dentro do exigido, em observância às normas, com assinatura do responsável técnico pelos projetos e por sua execução. Desta forma, não foi registrada qualquer irregularidade.

“Hoje, no Carvalheira na Ladeira, nos deparamos com uma instalação grandiosa, de quase 11 mil metros quadrados. A receptividade também foi muito boa e o papel da fiscalização, de educação e orientação, muito utilizado pelos responsáveis da festa para aprimorar ainda mais o evento”, colocou o presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório.

Na semana que vem, a fiscalização segue com a orientação de uma atuação educativa e preventiva. Em cumprimento à legislação, serão analisados os projetos envolvendo atividades de arquitetura – montagem de estruturas (palco), iluminação, áreas de acesso e convivência. Caso alguma irregularidade seja identificada, será lavrado auto de infração.