Deputado Paulo Dutra participa de evento em comemoração ao Dia Nacional da LIBRAS

Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, celebrado nesta quarta-feira (24), a Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra iniciou ontem o evento “Lei de Libras”, com palestras e atividades promovidas pelo Curso Técnico em Língua Brasileira de Sinais da unidade de ensino. A abertura da programação ficou por conta do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB), ex-gestor da escola.

Enquanto comemoramos os 17 anos da Lei de LIBRAS, também ficamos muito felizes em poder comemorar o fato de que há 15 anos começamos em Pernambuco o primeiro Curso de LIBRAS do país. Isso para a gente é muito importante”, disse Dutra relembrando a implantação do Curso Técnico em LIBRAS na ETE Almirante Soares Dutra, no ano de 2005. “Depois de 15 anos que começamos essa história, é muito bom ver pessoas valorizando e batalhando por algo que não é fácil. Foi por conta deste curso que iniciamos aqui de forma experimental que hoje temos este mesmo curso no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Isso precisa ser dito e comemorado”.

Em fevereiro deste ano o Deputado Paulo Dutra solicitou ao Governador Paulo Câmara e ao Secretário de Educação e Esportes Fred Amâncio que o mesmo curso seja implantado nas escolas técnicas estaduais de Vitória de Santo Antão e de Garanhuns a partir do próximo ano, com o objetivo de possibilitar a inclusão das pessoas surdas, interiorizando as políticas públicas de educação e inclusão. “Tivemos a alegria de colocar como nossa primeira indicação uma solicitação para que este curso seja expandido para o interior do estado”, ressaltou.

O dia 24 de abril foi escolhido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais por ter sido nesta data, em 2002, que foi publicada a Lei 10.436, que dispõe sobre LIBRAS, representando grande conquista para toda a comunidade surda do Brasil. O evento Lei de LIBRAS continua até esta quarta-feira (24). A Escola Técnica Almirante Soares Dutra está localizada na Praça Gen. Abreu e Lima, s/n – Santo Amaro, Recife – PE. O telefone de contato é o 81.3181-3970.