Cursos da Escola de Controle Interno capacitam mais de 50 servidores do Estado

Dois novos cursos promovidos pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI-SCGE) foram abertos nesta segunda-feira, dia 22, capacitando mais de 50 pessoas. No período da manhã, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), teve início o curso de “Prestação de contas” e, à tarde, na Biblioteca da SCGE, o curso de “Introdução à gestão de riscos”. Ambos têm programação até sexta-feira, dia 26, dentro de uma carga horária de 20 horas/aula cada um.

Tendo como público-alvo 30 servidores de órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo do Estado, que integram a área de orçamento fiscal, esta é a primeira turma do curso de “Prestação de Contas”. Durante toda a semana, a instrutora Simone Leite, da Diretoria da Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), irá falar sobre procedimentos de composição; análise e arquivamento dos processos de prestação de contas das despesas efetuadas pelas instituições públicas estadual; dentre outros pontos correlatos ao tema.

Já o curso “Introdução à gestão de riscos” é voltado para 24 servidores da Controladoria, dentro de um programa customizado, com o objetivo de facilitar a compreensão da gestão de riscos nos órgãos e entidades públicas, com vistas a ajudar na melhorar da governança pública. As aulas estão sendo ministradas pelo assessor técnico da SCGE, Renato Cirne. Com conteúdo teórico e atividades práticas, ele abordará, ao longo da semana, temas como governança pública; fundamentos da gestão de riscos; respostas a riscos; entre outros.