Colônia Penal Feminina do Recife recebe exposição de jornalista

A artista ressalta que o projeto é também de autoria das mulheres retratadas na mostra.– Crédito:Divulgação/Ovelhas

Mulheres infratoras da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida  como Bom Pastor, são retratadas na exposição fotográfica Ovelhas, produzida pela fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia e com curadoria de Elvio Luiz dos Santos. A mostra, que conta com fotografias realizadas na unidade prisional, será apresentada para as reeeducandas no dia 29 de novembro, a partir das 14h.

Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre as mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa no Bom Pastor, a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 24 imagens, o expectador também tem acesso a relatos em áudio de algumas mulheres em conflito com a lei.

A exposição  conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa). Entre as cidades que já receberam a exposição, estão João Pessoa (PB), Taquaritinga do Norte (PE), São Paulo (SP) e Olinda (PE).